Read In Your Own Language

sexta-feira, 27 de maio de 2016

3 Bilhões e Meio de Reais em Cargos de Confiança


Vou escrever em numeral financeiro: R$ 3.500.000.000,00
Vou escrever por "Stencil": três bilhões e meio de reais
É o que se gasta por mês no pagamento de pessoal em cargos de confiança, ou comissionados; nas três esferas do poder. Isso significa 35% do valor total da folha de pagamento do funcionalismo público (9,6 bilhões/mês). A fonte é um relatório do TCU publicado hoje pelo Globo.
No documento se informa que foram investigados 278 órgãos federais, e que, em pelo 65 deles, o número de cargos de confiança e comissão passa de 50% do total de funcionários; isto é; mais da metade dos servidores desses órgãos supostamente exerce funções de direção, chefia ou assessoramento. É muito chefe pra pouco índio.
O espaço amostral revela que os campeões de mordomia são a Fundação Cultural Palmares (27% do total de seus funcionários estão em cargos comissionados), quase empatado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (26,9%) e o Senado 23,3%)
O documento registra que objetivo do levantamento do TCU foi identificar e avaliar riscos relativos à escolha e à investidura em funções de confiança e cargos em comissão, assim como dar transparência acerca dos quantitativos, atribuições, requisitos de acesso e outras informações relevantes a esses cargos e funções.
Boa parte desses cargos deve entrar na partilha da coalizão do governo do marido da Marcela, mas pelo menos o ex-ministro Jucá, o sempre líder; tinha anunciado que serão cortados 4.000 dessas boquinhas; o que agora se verifica que é uma titica...


Nenhum comentário: