Read In Your Own Language

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Dobrando o Zero


O povo que pensa neçepaíz foi brindado ontem com mais uma pérola da nossa soberana.
Durante o lançamento do "novo" programa vinculado ao PRONATEC, desvirtuando a concepção original para poder ter novos horizontes e, consequentemente, novas mentiras; quando perguntada qual seria a meta a ser atingida pelo programa; largou uma frase lapidar.
"Não vamos definir metas agora. Vamos deixar em aberto. Vamos executando e, quando atingirmos a meta; dobraremos a meta".
Por si só, isso já seria mais uma excrescência daquelas em que só se confirma que o gunverno é acéfalo e sem objetivos. Atira pra todo lado. Mente que nem se sente, como diz o dito popular.
Mas cabe algum comentário sobre o tema.
Primeiro o PRONATEC original teve seus recursos cortados em 2/3 e, consequentemente. as vagas disponíveis.
Para dar suporte ao nosso debate, lembremos que, quando foi lançado em 2011, como mais uma panaceia do PT, o PRONATEC previa 8 milhões de matrículas e só atingiu 770.000; em 2012 subiu para 1,6 milhões, em 2013 para 2,7 milhões e em 2014, umas 3 milhões de matrículas.
Sabendo do fiasco, assim mesmo dona deelma prometeu subir para 12 milhões, durante a campanha estelionatária. Agora, reeleita e com um enorme PNC em todas as áreas, com o cutelo do TCU e TSE no pescoço, cortou as verbas e só vai disponibilizar 1 milhão de vagas.
Daí a necessidade de descaracterizar todo o passado para evitar a comparação e o acompanhamento, dando espaço para a gloriosa formulação matemática de DOBRAR O ZERO.
Mas acham que a idiotice acabou? Nã Nã Ni Nã Não...
Num rompante de popularismo e mais, visando dificultar ainda mais o controle e as comparaçõe, o PRONATEC foi desvirtuado com a modificação do público-alvo e transformado em PRONATEC JOVEM APRENDIZ NA PEQUENA E MICRO EMPRESA, tentando envolver os empresários nas responsabilidades do gunverno.
Romântico em sua essência, o novo programa pretende promover a inclusão de jovens envolvidos em atividades de risco e pequenos delitos, cuidando de sua formação em alguma atividade profissional e atraindo-o para o mercado de trabalho.
Resultado: o que caberia ao governo, promover a educação e formação profissional, será terceirizado, dando incentivos fiscais aos empresários que aderirem ao programa.
Com o descontrole generalizado que se verifica em tudo o que a corja faz, imaginem o desperdício de impostos em benesses tributárias e no vazio de contrapartida?
Um outro risco será o compartilhamento de salas de aula por menores cheios das mazelas do mundo do crime com outros não envolvidos em delitos. Quem ensinará quem? Os que se submetem às durezas e dificuldades de quem anda na linha ou os que já desfrutaram de dinheiro fácil e sensação de poder do mundo do crime?
Não vi, em nenhum local de divulgação, os sistemas de controle e avaliação que será adotado; podendo se prever que vai correr a c* de calango e Deus que vele por todos.

Nenhum comentário: