Read In Your Own Language

segunda-feira, 11 de maio de 2015

"Concedendo" as Distribuidoras de Energia


Da Coluna do Cláudio Humberto hoje... Coisa que digo tem décadas...


A holding Eletrobras prepara duas operações entre suas empresas de distribuição de energia que atuam na região Norte do País. O objetivo é centralizar a gestão e reduzir os custos dessas distribuidoras, com o propósito de vendê-las no futuro.

Primeiro será a fusão das empresas Boa Vista Energia e Companhia Energética de Roraima (CERR) em uma única estatal até o fim deste ano, como se fez no passado com a Manaus Energia e Companhia Energética do Amazonas - CEAM, que formaram a Amazonas Energia. 

A nova empresa comporá um bloco de distribuidoras prontas para serem vendidas na região Norte, somando-se às operações da Amazonas Energia e da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Ao aglutinar essas distribuidoras, a Eletrobras entende que elas resultarão em um ativo de mais peso, portanto, mais atrativo para os investidores.

Um segundo bloco de venda será composto de quatro distribuidoras: Piauí (Cepisa), Alagoas (Ceal), Rondônia (Ceron) e Acre (Eletroacre), coisa de mais uns 30 a 60 dias.

Outra operação já em curso é a Eletronorte, braço gerador da estatal, absorver as operações de geração e transmissão que hoje pertencem à Amazonas Energia. Esta última ficará, portanto, somente com a parte de distribuição de energia, para que seja vendida separadamente. Recentemente, a Eletrobras colocou a diretoria da Eletronorte para tocar as operações da Amazonas Energia visando agilizar o processo.

A reestruturação das empresas de distribuição da Eletrobras faz parte de um esforço da companhia para vender esses ativos à iniciativa privada e se concentrar em empreendimentos de geração e transmissão; coisa que estava planejado desde o ano 2000 e gorou quando o cumpanhêru ganhou a eleição em 2002.

Nenhum comentário: