Read In Your Own Language

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Todos os Reservatórios das Usinas Secando - Culpa do Alckmin SQN


Há um bocado de tempo (mais de um ano) que venho comentando aqui na Tribo, no Twitter e no Facebook; que a situação dos reservatórios do SIN - Sistema Interligado Nacional revelava uma necessária preocupação para todos que entendem um pouquinho que seja de operação das usinas hidrelétricas.
Sem poder bater no Alckmin por conta da gravidade do sistema de abastecimento de água em São Paulo (exceto pelas insanidades do idiota do Padilha), já que abriria o flanco pelo lado do suprimento de energia nacional, a governANTA engoliu seco e deixou a bomba pra espocar mais à frente, como tudo neste país, ou seja AGORA.
Hoje o Lauro Jardim publicou a paralisação de 07 unidades da UHE Tucuruí, de propriedade da Eletronorte e localizada no rio Tocantins, cujo regime hidrológico é inverso dos rios do Sul-Sudeste; ou seja, estamos no período seco, de poucas chuvas aqui em cima. O que tinha de se armazenar de água já foi. Agora é turbinar até acabar. O gráfico que abre este post demonstra isto.
Ainda segundo ele, mais 04 máquinas estão programadas para saírem do sistema até sexta feita. Em outras palavras, a vazão afluente não consegue mais fazer girar nem metade da capacidade da instalação. Asseguro, por pura especulação de engenheiro, que as máquinas restantes (12 geradores) não irão operar em sua capacidade máxima, por falta de água.
Avancei um pouco na minha pesquisa... Todos viram nos principais noticiários o esgotamento da nascente principal do Rio São Francisco e o anúncio da paralisação da usina de Três Marias. Soou o alerta e eu "segui descendo o rio" até chegar no reservatório da UHE Sobradinho (CHESF), o maior lago artificial do mundo, visível até dos satélites e que foi projetado e construído para fazer a regulação deca-milenar de todas as usinas da bacia a montante (Xingó, Paulo Afonso-Moxotó, Itaparica) além dela mesma.
O lago é tão grande que submergiu 4 cidades (Remanso, Casanova, Sento Sé, Pilão Arcado) e foi objeto de música da dupla Sá e Guarabira, relembrando a profecia de Antônio Conselheiro: "o sertão vai virar mar".
Mas, assustadoramente, o volume atualmente está apenas em 30% da capacidade, conforme gráfico a seguir.


Considerando que os reservatórios do Sudeste estão com suas capacidades oscilando entre 5 e 25% (ver detalhes no site do ONS sub-lincado), e que o período chuvoso na região ainda está longe de iniciar e não deve ser de tanta exuberância assim (estamos em ciclo de El Niño), diante da confrontação com o estado dos principais centros de geração hidráulica e com a informação pública de que as usinas térmicas estão operando no limite de sua capacidade, sem reserva para contingências (quebras ou paradas para manutenção preventiva); só digo que se-lasquemo-nos.
Nem com aumento das contas de energia vamos conseguir passar sem racionamento.
A governANTA e seus asseclas apostavam em ganhar a eleição e por a cupa em Deus, Tupã, Javeh entre outros, mas a bomba vai espocar no colo do Aécio.
Espero que a equipe de energia dele já esteja atenta a isto.



Fonte: ONS 

Nenhum comentário: