Read In Your Own Language

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Um Novo Avião de Rosca


A governANTA ganhou um brinquedinho novo. Um belo e poderoso avião de rosca francês EC-725, chamado pelos militares de VH-36 Caracal, assim chamado em homenagem a um felino encontrado na África e Ásia Menor, semelhante a um lince, só que de maior porte, é capaz de saltos verticais de até três metros de altura. Já o VH-36 tem teto de operação de 20.000 pés (cerca de 7.000 m), capacidade de transportar na versão VIP 10 passageiros e três tripulantes, autonomia de quatro horas e trinta minutos e alcance de 630 milhas náuticas.
O bezourão de aço é o modelo mais recente da renomada família Super Cougar/Puma já usado pela FAB através de seu Grupamento de Transportes Especiais - GTE, e recebeu a denominação de FAB 8505. Ao longo de 71 anos o GTE utiliza helicópteros com a finalidade principal de apoio às operações de transporte do presidente da República. Eles são empregados para deslocamento em pontos de difícil acesso ou a locais onde aeronaves convencionais não podem operar.
Até aqui foram usados aeronaves H-13D Bell 47D1, H-13J – Bell 47J1, UH-4 Bell 206 Jet Tanger, VH-55 Esquilo bimotor, VH-34 Super Puma e VH-35 EC 135.
A modernização da frota de aeronaves à disposição da Presidência deverá ser completada em 2013, com a chegada do segundo helicóptero VH-36 Caracal e faz parte do programa de modernização das FFAA que prevê cinquenta aparelhos EC-725 até 2017 para uso nas três Forças, a um custo de R$ 5,2 bilhões, contemplando logística de treinamento e instalação e transferência tecnológica para produção nacional,na brasileira Helibrás, subsidiária da Eurocopter. O EC-725 é um biturbina médio de 11 toneladas, equipado com rotor de cinco pás e tanque de combustível de grande capacidade, resultando em maior autonomia de voo.
O governo também discute a compra de um novo avião de longo alcance para completar o trabalho do Vassourão atual, um Airbus-319, que é bem moderno, sofisticado e luxuoso, mas não voa à Europa sem escala. A boeing ofereceu de grátis um 747 semelhante ao Air Force One dos EUA, se forem comprados os caças F18 Super Hornet.
A seguir mais algumas informações sobre aeronaves de rosca e seus usuários.

Um comentário:

bebethsal disse...

O amigo AJURICABAT conhece bem a engenharia aeronáutica.Mas precisava desse custo tão alto para a compra de aeronáveis para servir à Governanta.País subdesenvolvido é assim mesmo.O povo que se exploda!