Read In Your Own Language

terça-feira, 24 de julho de 2012

Tem Bolsa. Mas Só Prá Quem Não Pensa Sozinho.


Citei AQUI e AQUI sobre o pograma Ciência Sem Fronteiras, o milagre da multiplicação de profissionais qualificados para suportar tecnicamente a fantástica aceleração do crescimento imaginada pelos petralha.
Pois não é que o pograma babou? Pelo menos 25 estudantes que estão no exterior tiveram que abandonar seus treinamentos e pesquisas porque o sinistério da ciência e tecnologia decidiu não renovar bolsas das criaturas.
O indeferimento aconteceu  sem qualquer motivo ou explicação lógica. As bolsas foram concedidas inicialmente por seis meses, renováveis por mais um semestre, uma vez que há um entendimento de que um período de permanência de 12 meses é indicado como mínimo para o bom aproveitamento do intercâmbio.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agente federal que toca o programa, não explicou por que não houve a renovação e muito menos informou quantos alunos tiveram seus pedidos indeferidos.
Lançado festivamente pela governANTA e por merca, então sentado na cadeira de dotô nas ecnologias nacionais, em julho de 2011, o pograma tinha como objetivo oferecer nada menos que 101 mil bolsas de graduação e pós-graduação até 2015, sendo 75 mil bancadas pelo governo federal. As demais deveriam vir de parcerias privadas.
Os bolsistas vitimados pela farsa estão espalhados e desamparados em instituições da Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Espanha, Canadá e Portugal. Eles tentam a renovação desde maio, quando entraram em contato com o CNPq. Desde lá, com cada um que falam se ouve uma informação. Uma hora dizem que os documentos necessários se modificaram, mas depois a informação era de que não havia nenhuma possibilidade de renovação. Em outros casos, se fala que o indeferimento foi uma decisão de instâncias superiores do CNPq. Botam até Em outros e-mails, botam a culpa num tal limite de bolsistas determinado por país.
Até o momento, foram concedidas 10.752 bolsas de graduação-sanduíche no exterior. Muitos desses estudantes estão em preparação para a viagem. Até o fim do ano, há a expectativa de que sejam concedidas 20 mil bolsas. Só lembrando: serão 101 mil.
Sempre dá para os pobres coitados fazerem um bico de garçom, garagista, doméstica ou sei lá o que e continuar seus estudos; porque se depender do governo tão ferrados.

Um comentário:

opcao_zili disse...

Como sempre, vendendo ilusões e babacas acreditando.