Read In Your Own Language

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Drogas Nas Fronteiras da Amazônia

Já tinhamos publicado AQUI e AQUI que as fronteiras oeste estavam ficando muito fragilizadas e vulneráveis. O general Augusto Heleno alertava isso desde 1500.
Agora na última semana do ano, o atual comandante militar da Amazonia, General de Exército Eduardo Villas Boas, manifestou sua preocupação no fato de que o Brasil está para se tornar um novo produtor de coca e não mais apenas rota de tráfico. O militar apresenta em sua argumentação a proximidade do país com os principais produtores, a Colombia e o Peru, países que fazem fronteira com o Brasil e a nova variedade de coca descoberta na região do Vale do Rio Javari, desenvolvida e adaptada ao clima quente e úmido.
Descobriu-se que ao longo do Vale, tem muita plantação de coca muito próxima de nossa fronteira. Algumas dessas plantações estão em áreas indígenas e a preocupação é que o plantio da coca passe para o nosso lado.
Sem recursos prá combater o problema, imaginem todos os problemas ligados a isso!
O general disse que em resposta a esse problema, está se desenvolvendo Projeto de Monitoramento de Fronteiras, lançado CMA. Já que fisicamente é impossível fazer essa vigilancia, o Exército está desenvolvendo um grande projeto, com muita tecnologia incorporada, o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (Sisfron), que se constitui de uma rede de sensores, colocados ao longo da faixa de fronteira, com radares, veículos aéreos não tripulados, sensores de toda ordem, para nos proporcionar essa capacidade de monitoramento.
Isso sem falar no contrabando de armas e munição, outra bronca enorme.
Deus permita que lhe sejam dados os recursos necessários senão teremos mais uma cagada por administrar.

Nenhum comentário: