Read In Your Own Language

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Os Donos do Maranhão Também nos Esportes


Com informações da Folha de São Paulo

Admiro e encorajo o empreendedorismo. Gera emprego, renda, desenvolvimento, movimenta receitas e emoções, como nos esportes, por exemplo. Mas tem horas que os alertas e alarmes picam e as sirenes tocam bem alto.
O glorioso Fernando Sarney, acaba de inscrever a equipe cheia de estrelas que montou para disputar a Liga Feminina de Basquete, o campeonato brasileiro da modalidade. Nem pos bola grande prá quicar e já conseguiu umas facilidades: a competição, que terá nove times, começa dia 10/12 mas o Maranhão Basquete (olha que fofo né) só estreará em 5 de janeiro, quando a competição estará na quinta rodada do 1º turno.
Oficialmente Fernandinho não tem cargo de direção e cuida do agenciamento de patrocinadores. Com não é fraco na matéria lobby, prá começar a conversa um dos patrocinadores será a OGX, do cumpanhêru Eike Batista que, por uma dessas coincidências babaçuanas, aumentou recentemente sua atuação no Maranhão pois venceu a concessão de um bloco terrestre de exploração de petróleo no interior do Estado. Oficialmente ambas as partes dizem que estão estudando a parceria e não se falou de valor do patrocínio.
É óvio que o governo maranhense também deve contribuir. A maninha Roseana irá colocar verba pública (valor também não divulgado, mas aposto um dedo mindinho daquele senhor como vai ser igual ou maior que a parte da OGX) para expor a marca de seu governo no uniforme da equipe e nas placas de publicidade do ginásio Castelinho.
O grande chama populista da equipe será a ala armadora Iziane, que é ludovicense (nascida em São Luís), é titular, com destaque, na seleção brasileira atual que já tem vaga cativa nas olimpíadas de Londres em 2012. Este ano ela foi vice-campeã da WNBA, campeonato feminino dos EUA, pelo Atlanta Dream. Fala-se que a jogadora receberá mais de R$ 90 mil pelos três meses de contrato.

Embora pareça uma coisa normal, pelas personalidades envolvidas, é bom ficar de olho pois algumas coisas berram insistentemente: Estamos a cerca de 15 dias da abertura do torneio e a equipe ainda não existe de fato. O treinador Betinho Lima não conseguiu realizar nem um treino sequer com o elenco completo. A pivô americana Crystal Kelly e a ala armadora mexicana Brisa Silva são aguardadas ainda nesta semana em São Luís. Assim como a pivô Cíntia Tuiú, campeã mundial aos 17 anos.

Se Nossa senhora da Vitória, padroeira de São Luiz ajudar, o time será apresentado oficialmente, com uniformes, patrocinadores e atletas só daqui a 10 dias.

Logicamente que o presidente da LBF, Márcio Cattaruzzi, nega que haja favorecimento ao Maranhão Basquete pois "as oito equipes concordaram em adiar a estreia do Maranhão". Ah., tá...
"Fazer basquete feminino no Brasil não é fácil. Não podemos descartar nenhum participante. Temos flexibilidade", declarou Cattaruzzi.

Boa sorte às atletas que não têm nada a haver com isso, mas que cheira a canalhice nem tenha dúvida.

Um comentário:

CHUMBOGROSSO disse...

Buenas, Cacique

Conheci um Márcio Cataruzzi na década de 60, jogador de volei ao lado de Moreno, um dos "bons".
Pelo jeitoi continua entre os bons.