Read In Your Own Language

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pesquisa Estuda Enlatar Matrinchã

Via jornal A Crítica Manaus/AM em 06/02/2011

Uma pesquisa da Universidade Federal do Amazonas, quer inserir os psicultores do estado no rentável mercado dos enlatados, que movimentou em 2009 R$ 1,25 Bilhões e em 2010 produziu 100 mil toneladas. A idéia é desenvolver técnica semelhante à que se pratica com atum ou sardinha disponibilizar o pescado em conserva.

Os criadores levam em torno de 1 ano até que os peixes atinjam 1 ou 1,2 quilos, o ideal para a comercialização, com altos custos com ração (70% dos custos totais), requerendo empenho de capital por longos períodos. Com a técnica, alguns indivíduos mais jovens poderiam ser preparados para comercialização, podendo o produtor se capitalizar mais cedo.

Os molhos serão os tradicionais salmoura, óleo comestível e tomate. Será desenvolvido também um molho tropicalizado à base de coentro e de um mix de pimentas, ardosas ou apenas aromáticas.

A matrinchã é um peixe de primeira linha e muito apreciada em assados, principalmente na brasa, envoltas em folha de bananeira(diliça, huuum, huuum; o cacique adora). Existem técnicas inclusive de desossagem o que lhe confere um prazer a mais na degustação.

Leia mais detalhes em A Crítica

Nenhum comentário: