Read In Your Own Language

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Hepatites tipos B e C e o PL 330/2004

Sem querer editar um tratado de medicina, mas convém saber um pouco mais do que vamos abordar.
A Hepatite é uma doença que atinge diretamente o fígado, comprometendo suas funções de receber os nutrientes e as substâncias absorvidas no intestino; transformar a estrutura química de medicamentos e outras substâncias, para suavizar, inativar ou ativar essas substâncias através da ação das suas enzimas; armazenar nutrientes como glicose e aminoácidos para serem usados posteriormente pelo organismo; além de proteínas e lipoproteínas.
É uma doença inflamatória viral (quando for causada por um vírus), auto-imune (quando nosso sistema imunológico reconhece seus próprios tecidos como estranhos, atacando-os para destruí-los) ou ainda ser causada por reação ao álcool, drogas ou medicamentos, já que é no fígado que essas substâncias são transformadas.
Existem vários tipos de hepatites, mas aqui trataremos das hepatites virais, abordando os tipos mais comuns (A, B e C).
A Hepatite tipo A é transmitida por via oral-fecal, de uma pessoa para outra ou através de alimentos ou água contaminada e é maior nos locais em que o saneamento básico é deficiente ou não existe.
O Vírus da Hepatite B é sexualmente transmissível, mas pode ser transmitida durante a gestação e o parto.
Após a fase inflamatória o vírus pode ser eliminado naturalmente do organismo ou causar uma doença inflamatória crônica que, após alguns anos, pode levar a complicações hepáticas como cirrose e câncer de fígado.
No caso do tipo C da Hepatite, o vírus é transmitido principalmente por sangue contaminado, mas a infecção também pode passar através das vias sexual e vertical (de mãe para filho). O portador do vírus da hepatite C pode desenvolver uma forma crônica da doença que leva a lesões no fígado (cirrose) e câncer hepático.
É de se prever que os pacientes de Hepatite B e C padecem enormemente, principalmente quando não têm acesso a adequados tratamentos.
Pois bem, tramita no Senado Federal desde 2004 o Projeto de lei 330 que trata de extender aos portadores de hepatites tipo B e C, dos mesmos benefícios dos portadores de AIDS/SIDA.
Antes que comecem a falar "mais benefícios?" leiam o texto do projeto.
Usem as listas de e-mails, telefones, twitter e outros meios de comunicação que estão aqui do lado e cobrem dos parlamentares que você conhece, para que ressuscitem a tramitação do projeto no Senado.
=============
Atualização em 09/02/11 às 19:45
Alertados pelo Grupo de Apoio aos Portadores de Hepatite, publicamos que a Hepatite tipo C não é transmitida sexualmente. Veja a matéria completa em artigo da Sociedade Brasileira de Hepatologia no blog MEGLON.

Nenhum comentário: