Read In Your Own Language

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010


Via A VEJA & Folha de São Paulo
A 15 dias de entregar a faixa presidencial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz, nesta quarta-feira, um balanço de seus oito anos no poder. De acordo com a edição desta quarta do jornal Folha de S. Paulo, foram convidados para o evento todos os ministros e ex-ministros do governo – até mesmo os que caíram em meio a escândalos de corrupção, como José Dirceu e Erenice Guerra.

Apontado como chefe da quadrilha do mensalão, Dirceu foi demitido por Lula do cargo de ministro-chefe da Casa Civil pouco após o estouro escândalo, em 2005. Mais tarde, viria a ter cassado seu mandato de deputado estadual e suspensos seus direitos políticos. Ainda assim, sua participação no governo da presidente eleita, Dilma Rousseff, chegou a ser cogitada. O próprio ex-ministro garantiu ter “apoio irrestrito do PT”. A presença dele no evento desta quarta já está confirmada.

Já Erenice não deve comparecer ao encontro. Ela deixou o comando da Casa Civil em setembro deste ano, dias após VEJA revelar que o filho da ex-ministra, Israel Guerra, comandava um esquema de lobby e tráfico de influência na Casa Civil. A Capital Consultoria, empresa comandada por ele, cobrava uma comissão de 6% para facilitar negociações de empresas privadas interessadas em firmar contratos com estatais.

De acordo com o jornal, a Presidência da República convidou 800 pessoas para a reunião com Lula – e dois terços dos ex-ministros já confirmaram presença. Dilma também deve integrar o evento, na posição de ex-ministra-chefe da Casa Civil. Ela deixou o cargo no início do ano, para concorrer à Presidência. Em seu lugar, assumiu Erenice.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, vai discursar em nome de todos os ex-ministros. Ele chefiou as pastas do Trabalho e Relações Institucionais. Estão previstas homenagens a Lula, tanto de sua equipe como de representantes de sindicados e do setor empresarial.
============================================================
Nuncaantisnaistóriadeçepaiz se viu tantos envolvidos, implicados e incriminados num mesmo lugar. Será, no mínimo, um evento historico policialmente falando.

Nenhum comentário: