Read In Your Own Language

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Via Diário do Amazonas:

Brasília - Na reunião realizada nesta quarta-feira no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), o governador reeleito do Amazonas, Omar Aziz, expôs à presidente eleita, Dilma Rousseff, os problemas enfrentados pelo Estado do Amazonas com as obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014. Se o contrato para a construção do novo estádio de futebol, que sediará os jogos em Manaus, não for assinado até o próximo dia 31, será preciso reabrir o procedimento de licitação, com risco de atraso de pelo menos seis a oito meses no início das obras.

Segundo a senadora eleita Vanessa Graziotin (PCdoB/AM), que relatou o conteúdo da conversa entre o governador e a presidente, Dilma não tinha conhecimento da extensão do problema. Um suposto rigor excessivo na fiscalização das obras pela Controladoria-Geral da União (CGU) tem impedido a assinatura dos contratos, segundo Graziotin. "Há questões de sobrepreço que são discutíveis. Ao invés de resolver o problema, a CGU emperra", disse.

Na semana passada, o governador Omar Aziz reuniu-se com o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, que acenou com uma solução para o problema para ainda este ano. Tudo indica que o órgão vá liberar a assinatura do contrato para a construção do estádio com cláusulas restritivas. Além do novo estádio, as obras de infraestrutura para a Copa no Amazonas envolvem a construção de monotrilho e de novas linhas de ônibus.

A presidente eleita afirmou que virá ao Amazonas logo após sua posse, em janeiro. A garantia foi dada ao governador Omar Aziz e aos senadores eleitos Eduardo Braga e Vanessa Grazziotin, durante o encontro em Brasília.

Na reunião de mais de uma hora, que também contou com a presença do futuro ministro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, Dilma reafirmou compromissos assumidos com o Amazonas, a exemplo da prorrogação da Zona Franca de Manaus, investimentos na Região Metropolitana, em infraestrutura urbana, entre outros projetos apresentados por Omar Aziz, que vão precisar da parceria com o Governo Federal para serem executados.
==========================================
Algum dos leitores vê alguma novidade na matéria acima? Aqui no Amazonas ou em qualquer lugar do Brasil? A conta é nossa. Alegremo-nos.

Nenhum comentário: