Read In Your Own Language

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Ferver Água em Microondas - PERIGO

Esta informação é importante para alertar qualquer pessoa que utilize o forno de microondas para aquecer água.
O seguinte relato ocorreu com um jovem de 26 anos de idade, que decidiu tomar um café instantâneo.

Ele colocou para aquecer no microondas um copo com água (algo que ele já tinha feito muitas vezes). Não sei ao certo por quanto tempo programou o cronômetro do microondas, mas ele queria tirar a água fervendo. Quando o cronômetro desligou, abriu o forno e retirou o copo.
Olhou para interior do copo, reparou que a água não estava borbulhando.
Subitamente, a água "explodiu". O copo manteve-se intacto e a água saltou atingindo o seu rosto que ficou empolado com queimaduras de 1º ; 2º e 3º graus.
Talvez ele venha a ficar desfigurado e pode, também, perder parte da visão esquerda. No hospital, o médico que o assistiu confirmou que esta é uma ocorrência bastante comum."

Explicação científica :

A água explode porque o forno microondas a aquece a uma temperatura superior a 100 ºC; ou SUPERAQUECIMENTO. Quando a água é aquecida numa chaleira, no fogão, o fundo fica com uma temperatura superior a 100 ºC, desencadeando a formação de bolhas de vapor que sobem até á superfície aumentando, a troca de calor e permitindo que o resto da água se mantenha a 100 ºC.

No forno de microondas a água é aquecida, mas o recipiente não, assim, não se desencadeia a formação de bolhas que permitiriam arrefecer a temperatura da água. Desta forma, a água é aquecida a uma temperatura superior a 100'ºC, ficando à espera que algo desencadeie a formação de bolhas; o que acontece por agitação ou adicionando açúcar ou café e isso ocorre com tal intensidade que resulta numa explosão da água a uma temperatura elevadíssima, o que pode
provocar queimaduras graves.
Se o recipiente é novo não têm nenhum raspão ou ranhura por onde as borbulhas possam ir e possam começar a borbulhar na água que já está fervendo, de tal maneia que a água vai aquecendo sobrepassando o tempo de ferver (como quem diz ferve...e ferve... e ferve.....).
O que acontece então é que a água que se obstruiu fica estancada e ao contato com o ar ou outro componente, salta com força pela energia contida

Recomendação :

Nunca se deve aquecer, no microondas, recipientes só com água, sem mais nada. Deve-se colocar alguma coisa dentro do recipiente, para difundir a energia, tal como uma colher de pau, por exemplo. Passe esta informação para a sua família e amigos e assista o vídeo a seguir.




Nenhum comentário: