Read In Your Own Language

sábado, 6 de novembro de 2010

Pingos Nos I's

Escandalosamente copiado de Pitacos Políticos. Leia matéria completa em http://pitacos-politicos.zip.net/

De repente bateu um surto ultra oposicionista em comentários neste opinativo.
Alckmin falar com Dilma é a suprema traição aos paulistas. Aécio procurar uma relação institucional com a situação e o governo o faz equivaler ao pior dos cabalares. Anastasia defender a CPMF é trair cada um dos votos e passar de armas e bagagens para a arca de Noé da criatura eleita.
Não é, nem de longe, o que este opinativo pensa.
Em primeiro lugar, vamos explicitar o que entendemos por oposição.
Oposição é aquela tropa que tem um ideário, propostas e posturas diferentes da situação. Parece óbvio lulante, mas é bom repetir. A oposição é minoria e não tem força para impor a votação e aprovação de sua agenda, porque é minoria, a não ser quando consegue dividir a situação. Ou quando a situação se divide e ela soma para o lado do bem, vamos tachar assim.
Oposição é aquela tropa que se opõe a tudo que não concorda e não fica procurando pelo em ovo para aderir.
Oposição é aquela tropa que age em bloco e não deixa nada passar. Se o presidente agride a República, tome representação no STF, por exemplo. Ela se opõe nas menores e nas maiores questões e não deixa passar nem vento fraco.

Final de Semana do GP Brasil de Fórmula 1

Mais um final de semana de Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.
Emoção? Faz tempo que não tem.
Depois de gênios como Emerson, Senna e Piquet; nada mais de interessante apareceu. Nem mesmo o supercampeão Schumacher, que tem a sorte de surgir numa geração sem concorrentes humanos nem de máquinas capazes de acompanhar sua Ferrari.
O esporte é lindo, mas sem brasileiros prá torcer de verdade, nem de longe se faz o que fazia para acompanhar as corridas: acordar de madrugada, cancelar compromissos, montar esquemas alternativos...
Lamento nunca ter ido ao autódromo. Um dia vou.
Fica para registro, a considerada melhor volta de todos os tempos numa corrida.
Ayton Senna da Silva, GP da Europa 1993.
Desliguem o som pois o Galvão Bueno é dose.

Um Coral de Mudos. Emocionante

Não é possível? Diga Isso a eles.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A Caramboleira Deu Frutos







Minha caramboleira começa a dar seus primeiros frutos. E ela só tem dois anos. Na floragem do ano passado, o jardineiro fez o favor de podar. Achei que ela tinha ficado estéril, mas não.



O Nordeste Que Recebe a Todos de Braços Abertos


Foto: Rafael Medeiros


Desculpem, mas não dá para se sentir inferiorizado aqui, em Porto de Galinhas, diante das piscinas naturais escavadas, pela natureza, nos arrecifes.

Vi isso por visita a Toinho de Passira - http://thepassiranews.blogspot.com/

Encontro das Águas é Patrimônio Intangível da Nação


Definitivo o tombamento do Encontro das Águas, em Manaus

Pronto. Conseguiu-se interromper uma barbárie ecológica e paisagística. Vitória da natureza.


O Globo
O Encontro das Águas dos rios Solimões e Negro, fenômeno que forma o rio Amazonas, foi tombado em decisão unânime dos 22 membros do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira.
Segundo a decisão, ficam protegidos os dez quilômetros contínuos do encontro das águas pretas do rio Negro e das barrentas do Solimões. A proposta de tombamento foi baseada no caráter de excepcionalidade do fenômeno e em seu alto valor paisagístico.
Em abril deste ano, a Justiça já tinha determinado o tombamento do Encontro das Águas e a suspensão imediata do licenciamento ambiental do chamado Porto das Lajes, terminal portuário que seria construído em área próxima.
A decisão judicial determinou ainda que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) suspendesse o processo de licenciamento ambiental do Porto das Lajes até que o Iphan concluísse o tombamento.
A liminar determinou também que o Ipaam impedisse que a Lajes Logística S/A, empresa responsável pelo projeto do porto, realizasse qualquer ato relativo ao porto.
A construção do terminal portuário na altura do Encontro das Águas, um dos pontos turísticos mais importantes da Amazônia, era motivo de polêmica na capital amazonense.
De um lado, uma grande empresa de logística defendia a obra. De outro, ambientalistas e moradores de um bairro da cidade queriam o porto em outro lugar.

Abaixo-Assinado Contra a CPMF


Leia, assine e divulgue. Contra esse absurdo, só nossa mobilização.

Que se cortem os gastos exagerados e absurdos desse governo e os 150 mil cargos da cumpanherada.


Manifesto contra a volta da CPMF, segue para assinatura e RT dos que não querem sua volta! http://bit.ly/cNA5sv Bom dia.

Ponte Sobre o Rio Negro Vai Atrasar (De Novo)


Fatores climáticos e a falta de insumos – que podem ter se perdido com o desabamento do Porto do Chibatão – irão adiar a conclusão dos trabalhos, uma vez que peças e componentes sob a responsabilidade da Camargo Correa estariam em conteiners vitimados no acidente no local.
Por outro lado, a estrutura foi submetida a testes naturais de grande valia já que, no período de sua construção foi submetida aos esforços adicionais de uma mega-enchente e nas tempestades extraordinárias mais recentes, a ventos de até 120 km/h, descargas monumentais e arrastamentos das vazantes.
Outros fatores de atraso poderão ser as alçadas de acesso em ambos os lados da ponte, uma vez que as chuvas vêm atrapalhando sua boa execução.
Para quem esperou desde sempre, um pouco mais não fará diferença.
DESTACO: Eu sempre fui contra essa ponte. O quase 1 bilhão de Reais gasto não justifica sua implantação.


PRESIDANTA É MELHOR?

Presidenta? Mas, afinal, que palavra é essa? Por José Bones

Bem, vejamos:

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante...

Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do gênero, masculino ou feminino. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".

Um exemplo (negativo) seria:

"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta. "
Comento: se você tiver uma terrível dor de dente vai fazer questão de ser atendido por uma dentista ou um dentisto?

Nem Bem Começou...

Nem bem começou oficialmente sua participação na transição de governo, exceto pela composição de uma equipe, inicialmente composta por Antônio Pallocci, José Dutra e Eduardo Cardoso; e a quem foi imposta pelo eticíssimo PMDB a presença do vice Michael Temer; e as traquitanas armadas na campanha já se desmontam.
D. Dilma jurou, prometeu, escreveu, discursou e tudo isso consta em imagens e textos fartamente divulgados e registrados; que não aumentaria a carga tributária, que era contra e que "ela não encaminharia nada ao Congresso nesse sentido".
Ora, mas nada se falou sobre uma "pressão dos governadores" a que ela se referiu; cobrando dela o retorno da CPMF ou equivalente, rebatizada de CSS - Contribuição Social para a Saúde.
Já se manifestaram a favor os governadores de Pernambuco e Ceará (ambos do PSB - base aliada) e, inacreditavelmente o das Minas Gerais, Antonio Anastasia, em cuja campanha se chegou a pregar um tal voto Dilmasia, relegando a campanha do seu próprio candidato José Serra. Logo, é um tucano traíra de antiga plumagem, nada confiável.
Claro que essa jogada é uma artimanha para sair de boa oça e dividir com os governadores a pressão sobre um congresso fortemente aliado ou adesista, para empurra goela abaixo essa conta nos bestas.
Claro que figuras de destaque oposicionista como Geraldo Alckmin, Raimundo Colombo, Álvaro Dias, Beto Richa, Rosalba Ciarlini, Demóstenes Torres, entre outros; fizeram seus depoimentos contrários a esse absurdo. Mas, cabe lembrar que discursos agora pouco ou nada valerão, se não fizermos uma mobilização no sentido contrário.
Copie e ponha em seus e-mails o selo de Xô CPMF aí do lado. É o mínimo que você pode fazer.