Read In Your Own Language

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A Convulsão Social Está Muito Próxima


Semana passada escrevi AQUI que o caos estava próximo e o país tinha um fim triste a caminho.
Cortar pesadamente gastos nos três poderes e garantir a segurança financeira necessária a estabilizar o país; é uma coisa que nem de longe passa perto dos governantes deste país. Só se fala em aumentar receitas, ou seja, aumentar impostos.
A regovernANTA disse sem culpa nenhuma que "não tinha mais onde cortar" e que "temos que aumentar as receitas".
Virou programa de fim de semana dela e de seus ministros do gabinete de administração da crise, reuniões durante os fins de semana (já são dois) para buscar soluções, como se isso fosse um exercício de enorme dificuldade intelectual.
Tem onde cortar sim e é simples... É uma questão de querer e ter coragem. Arrisco a dizer até que ela teria algum apoio se demonstrasse vontade de fazer um rapa geral na fenomenal mordomia que impera no Brasil.
Mas não vai fazer e, consequentemente será PNC de todos nós...
E de todos nós mesmo... Até da curriola comedora de mortaNdela que ainda a aplaude nos ambientes controlados.
Os afamados, e politicamente utilizados pesadamente, programas sociais dos governos do PT estão com os dias contados.
O "ramo educacional" foi serrado sem cerimônia tão logo acabou a eleição. PRONATEC, Ciência Sem Fronteiras, PROUNI e outros tiveram suas verbas severamente cortadas, impedindo o seu desenvolvimento. Além disso, as regras endureceram para evitar ampliações e renovações, bem como os juros e taxas cobradas.
O famigerado e enganador Minha Casa, Minha Vida foi para o espaço. As etapas anteriores estão abandonadas. O que foi entregue, assim foi. O resto está a míngua e virou ruína. As regras também foram enrijecidas e aumentou-se taxas de juros e de serviços.
O babado mais recente é o Bolsa Família. Vários órgãos de imprensa deram conta de que as prefeituras, agentes de implantação do programa, já começam a "recadastrar" as famílias, coisa que deveria ter sido feita todos os anos e não se distribuir cartão a cu de calango só pra ganhar eleições; sem nenhuma contrapartida.
Falam as reportagens que "sinais exteriores de riqueza" levam às portas das casas os cadastradores. Uma moto estacionada, uma TV de LCD, o somzão tocando a todo vapor, smart phones de última geração são o mote para o toc-toc dos avaliadores na porta da frente e a certa suspensão da benesse.
A imagem que abre este post peguei na VEJA, onde se pode ler uma excelente reportagem sobre o tema com detalhes do que trato aqui. Especificamente o sr. Osmar de Oliveira perdeu seu benefício pela moto na porta e porque a mãe dele mora junto com a família e recebe uma aposentadoria do INSS, descaracterizando a base do programa. A reportagem fala em 850 mil cortes e suspensões já feitos na mais absoluta surdina.
Fato é que, durante o fim de semana, os ditos "Movimentos Sociais" subsidiados e pagos a preço de ouro pelo gunverno anunciaram que vão apertar a dentuça: ou ela mantém a boquinha ou elas a abandonam. Seria o fim dos 7% que a aprovam ainda.
E aí, o caos social e a convulsão teria o caminho aberto. Não pelos motivos que eles pregam, mas empurrados por uma massa de manobra revoltada e sedenta de vingança, facilmente conduzida pelo "exército de Stedile" ou outras milícias a serviço do PT.....
E isso não é um delírio deste cacique não. É muito possível de acontecer.

Nenhum comentário: