Read In Your Own Language

domingo, 31 de maio de 2015

Esmola Com o Chapéu Alheio


Foi só o FBI começar a abertura da caixa preta da FIFA que nosso gunverno já achou uma brechinha pra fazer agenda positiva. Quando viram que tinha um brasileiro no meio do rolo, logo se apressaram em correr para as câmeras e puxar uma brasa pra sardinha deles.
Mesmo ficando, mais uma vez, evidente a inépcia das investigações tupiniquins, igual a um zagueiro pesadão chega num atacante rápido, o sinistro da justiça Dudu Cardoso já sapecou um “Só podemos investigar delitos que sejam tipificados pela legislação brasileira. Se neste caso houver, a Polícia Federal abrirá um inquérito e fará uma investigação rigorosa em relação a isso.''
Ora poha, mas isso até as criancinhas que aguardam as creches prometidas pela deelma sabem... Mas mesmo assim Dudu disse que o Departamento de Justiça Americano vai querer uma parceria e que pretende compartilhar informações. Se quiser, o Brasil poderá abrir suas próprias investigações.
“A cooperação do Brasil será feita”, disse Cardoso, como quem chuta de canela. “Havendo indício de práticas ilícitas perante a legislação brasileira e de órbita federal, agiremos com rigor”, completou, com a disposição de um zagueiro de time de várzea. “É interesse do Brasil que tudo se esclareça.''
No mesmo passe de Gérson, a Receita Federal informa que investiga fraudes no futebol brasileiro desde 2002. CUMA? Em 13 anos não prendeu ninguém? Eu mesmo já fui chamado à Receita duas vezes neste período para retificar erros de digitação nas minhas declarações. 
O fisco diz que investigou 96 pessoas e empresas ligadas à bola e cobrou R$ 4,7 bilhões em tributos, multas e juros; mas não levou junto o Ministério Público Federal ou a PF nem revelou os nomes dos investigados por causa do bendito sigilo fiscal, aquele mesmo do BNDES.
Foi divulgado também que o setor de Inteligência da Receita vai pegar mais informações com o fisco americano para saber se há novas provas contra personagens que já auditou ou acusações contra envolvidos que jamais farejou.
Até a soberana se disse envergonhada e chocada, como costuma fazer quando é pega de surpresa.
Mas isso é outro impedimento...

Nenhum comentário: