Read In Your Own Language

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Liberdade Acima de Tudo. Olho no Berzoini


Antes de sentar na cadeira, pois ainda estava de pé para os discursos de praxe, o primeiro ato de Rick Berzoini, segundos após a transferência de cargo no Ministério das Comunicações, já mandou na lata dos brasileiros uma mensagem que não se preocupou em tornar nem um pouquinho subliminar. 
Sem o menor cuidado com o que possam pensar as ABIs e ANJs da vida sapecou que foi colocado no cargo pois o regoverno vai tentar mais uma vez implementar seu projeto de censura da imprensa. Como dizia a regovernANTA na campanha, Governo Novo Ideias Novas. O monstrengo será chamado agora de Regulação Econômica da Mídia.
Como um dos amarra-cachorro favoritos do 9 dedos, Berzô vem dos movimentos sindicais bancários, foi presidente do PT e é conhecido na Câmara dos Deputados pelo jeitão de feitor e pela postura radical com que se posiciona. O carequinha esposo da Barbie do Paraguai não era muito adepto da censura e Berzô assume a cadeira pra chutar o balde.
Nas palavras do bonitão, “O Poder Executivo tem que fomentar a discussão sobre o tema Mídia. Todos os setores da economia que têm grande impacto social e econômico são regulamentados, por que não a mídia", justificou. 
Fica claro que agora, o caminho será trabalhar sob a bandeira "regulação econômica", remetendo o debate ao cerne da questão concessões públicas.
Berzô disse que chamará empresários, sindicalistas e representantes de movimentos sociais para discutir a proposta que o Executivo desenvolverá e apresentará para votação no Congresso. Embutido no âmago do projeto está a perigosíssima Regulação de Conteúdo, o grande sonho do PT.
É notória a posição do PT, para quem a imprensa livre é tratada como oposição, se publicar qualquer coisa contra eles. Aos acólitos e alugados sustentados pelas verbas federais é dado o direito de escrever o que bem entender sobre qualquer um e sem provar porra nenhuma. 
A maior arma que dispões, portanto, é a distribuição da receita publicitária aos veículos de informação, caminho que será o que, no futuro, permitirá o controle indireto do conteúdo pelo governo.
A regovernANTA teme esta ambição do PT. Ela sabe que vai dar merda. Até ficou longe do projeto de censura da imprensa que vem rolando desde que 9 dedos era o presidente. Na época, o maior defensor da ideia era o glorioso Franklin Martins, respeitável ex-sequestrador e um dos responsáveis pelos mais intensos ataques com baixaria nas redes sociais durante a campanha da Napoleoa.
mais recentemente, sob intensa pressão do povo da estrelinha, deelma já admite que "pretende abrir um processo de discussão social sobre a regulação econômica da imprensa". Pelo que falou Berzô, se houver alguma consulta a alguma josta, a parte da sociedade a ser ouvida se limitará aos sindicalistas e movimentos sociais aliados do PT.
Atentos fiquemos portanto...

Nenhum comentário: