Read In Your Own Language

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Wally e os Aviões de Rosca

 
O maior avuador do Brasil desde Santos Dumont, Sérgio Wally Cabral apronta mais uma com aviões de rosca.
Depois de revelado seu uso mais que exagerado e republicano dos alicóptros do governo do Rio de Janeiro, que transportavam familiares, serviçais, animais domésticos, e, talvez, quengas do governador e seu séquito; tanto que viraram alvo de investigação do Ministério Público; o estado do Rio prepara a compra de mais um besouro: uma aeronave modelo esquilo AS350 B2, que, teoricamente, ficará a serviço dos Bombeiros e custará R$ 7.761.248,00.
Publicada segunda-feira no Diário Oficial do Estado, a compra foi feita sem licitação, como convém às falcatruas, sob a alegação de "padronização de frota", pois o  equipamento vai substituir uma aeronave igual à que caiu no mar de Copacabana em dezembro de 2012.
Atualmente, os Bombeiros contam com apenas dois helicópteros para atender todo o estado do Rio - ambos de modelo idêntico ao recém-adquirido, um do ano de 2002 e outro de 2006.
Já o governador e suas equipes - vice-governador, secretários e presidentes de autarquias, entre outros - contam com mais do que o triplo de aeronaves à disposição: sete.
A que merece mais destaque é o luxuoso Agusta, que custou a bagatela de R$ 15 milhões e que serve Wally e sua família no trecho Rio-Mangaratiba e pequenos deslocamentos entre seu caríssimo apartamento e o gabinete de trabalho.
Claro que, a desculpa para o Agusta é que, “em caso de necessidade, a Defesa Civil tem utilizado também os helicópteros do Estado para resgate”.
A administração estadual conta ainda, também de acordo com a assessoria de cada órgão, com outras sete aeronaves: duas sob a tutela da Polícia Civil, e cinco da Polícia Militar - sendo uma apenas para treinamento.
Num país sério, era cadeia, devolução da grana e enforcamento por improbidade administrativa. Aqui basta dizer que os outros fazem e fica por isso mesmo.

Nenhum comentário: