Read In Your Own Language

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Programando Uma Bobina de Tesla

Nikola Tesla foi um grande inventor nos campos da engenharia mecânica e electrotécnica, nascido na aldeia de Smiljan  no território da atual Croácia. Era súdito do Império Austríaco por nascimento e mais tarde tornou-se um cidadão estadunidense. Muito contribuiu no campo do electromagnetismo e suas patentes e o seu trabalho teórico formam as bases dos modernos sistemas de potência elétrica em corrente alterna, incluindo os sistemas polifásico e o motor AC.
Devido à sua personalidade excêntrica e às suas afirmações aparentemente bizarras e inacreditáveis sobre possíveis desenvolvimentos científicos, Tesla caiu no ostracismo e era visto como um cientista louco. Nunca tendo dado muita atenção às suas finanças, Tesla morreu empobrecido aos 86 anos.
A unidade do Sistema Internacional que mede a densidade do fluxo magnético ou a indução magnética chama-se Tesla em sua honra.
Uma de suas invenções foi a Bobina de Tesla, que sem maiores floreios técnicos, é um transformador com núcleo de ar, que permite se desenvolver descargas de altíssima tensão (algumas centenas de milhares de volts) , bem parecido com um gerador de raios artificial. Permite realizar ensaios e testes em equipamentos que serão submetidos a altas tensões em sua operação normal, sem requerer fontes de grande potência.
Como engenheiro eletricista é quase tudo meio louco, una alunos do grupo “X-Labs” da University of South Florida (USF) utilizaram uma bobina de Tesla para tocar a música tema do famoso jogo "Super Mario". O experimento, que resultou na reprodução da clássica música com bastante precisão, foi parte dos preparativos para a exposição de engenharia da instituição este ano
É um espetáculo do manuseio da ciência pura para fins não técnicos. Afinal engenheiro também tem coração...


Nenhum comentário: