Read In Your Own Language

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Desinvestimento. Ou, o Desmonte Continua


Com informações de O Globo
Venho tratando aqui do desmonte e destruição que a corja vermelha vem fazendo naquela que outrora foi a maior empresa da América Latina e hoje é a penúltima entre as petroleiras mundiais , atrás apenas de uma falimentar empresa russa.
Deram refinarias para o Evo, distribuiram concessões rentáveis a cumpanhêrus e apaninguados, venderam ativos produtivos e rentáveis no Mar do Norte e Golfo do México, transferiram ações de empresas lucrativa, compraram refinarias e empresas imprestáveis a preço de ouro, usaram o caixa para financiar filmecos, espetáculos de teatro e bancaram CD´s, DVD,s e blog de montão; sem falar nos enormes desperdicios envolvidos nos negócios internos da empresa.
Pois acrescentem mais um...
Parte dos ativos da Petrobras na Argentina estão praticamente na mão de Cristóbal López, maior empresário num ramo bem próximo dos negócios de óleo e gás: Jogos de azar. Nem precisa dizer que o glorioso é mui amigo do tamborim portenho Cristina Kirchner.
Cris e Cris devem comprar 51% dos ativos da estatal brasileira e a mamata deverá ser anunciada de hoje prá amanhã. fala-se em cifras da ordem de US$ 400 milhões, numa sociedade na qual ele ficaria com 51% dos ativos e nosco com o restante. Em outras palavras, López ficaria com a rede de serviços, a refinaria e boa parte do negócio de exploração da Petrobras no país vizinho e nós com 49% da conta que ele fizer.
A recém-estatizada YPF e a Tecpetrol também estariam interessadas nos bens da Petrobras na Argentina, mas deve ser apenas cortina de fumaça para Cris e Cris se apossarem do filé.
Existe ainda a hipótese de que haja uma bem bolada jogada em que a empresa de López e a YPF fiquem com tudo.
Os jornais argentinos ainda lembram que recentemente Lópes andou fazendo negócios com nossa estatal ao adquirir 360 postos de serviço e a refinaria San Lorenzo por US$ 110 milhões.
Para registro, os ativos da Petrobras na Argentina foram postos à venda pela empresa em dezembro.
Anotem mais essa na conta dos petralhas.

Um comentário:

Jaques disse...

É realmente um Desmonte!!