Read In Your Own Language

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Armagedon na Vida Real

 
E a ficção vira realidade. Quem não se lembra de Armagedon, Meteoro, Impacto Profundo e outros filmes-catástrofe que pululam nas telas hollywwodianas desde os primórdios do cinema?
Na madrugada desta sexta feira, um meteoro de cerca de 4 metros e umas 10 toneladas (dados estimados pelos astrônomos internacionais), caiu no leste europeu, próximo aos Montes Urais e deixou cerca de mil pessoas feridas. Destas 1000, onze estão em estado grave e foram levadas a centros médicos mais avançados, segundo as principais agências internacionais.
A rocha entrou na atmosfera e logo começou a se desfazer pelo atrito com o ar, mas boa parte atingiu um lago na cidade de Chebarkul e  causou pânico entre moradores. A terrível onda de choque decorrente da queda, destruiu janelas e abalou prédios.
Tá certo que a maior parte dos feridos teve arranhões leves mas o susto deve ter sido enorme. O eestoque de fraldas geriátricas deve ter sido esgotado. Não foram relatadas mortes em consequência do meteoro
Em decorrência do acidente, houve om encontro do presidente e do primeiro-ministro para discutir o sistema de alerta da Rússia contra meteoros, que ambos qualificaram de “não totalmente eficaz”, requerendo que o acontecido extrapole o ponto de vista astronômico e seja mais dirigido à melhor ação no aviso para a população.
Tem lá o fato de que aproveitaram para dizer que o governo russo teria interceptado a rocha, que se desintegrou e caiu em três cidades, mas nada foi confirmado oficialmente até o momento.
O que se vê nas imagens abaixo é uma bola de fogo no céu, seguida de um flash e luz e o barulho de uma grande explosão. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente.
A região de Chelyabinsk, a cerca de 1.500 quilômetros de Moscou, abriga diversas fábricas, uma usina nuclear e o centro Mayak de armazenamento e tratamento de lixo atômico. A cidade de Chebarkul, alvo da rocha, tem 46 mil habitantes.
Embora incidentes do tipo sejam raros, hoje ainda o asteroide 2012 DA14, uma rocha com cerca de 50 metros de diâmetro, vai passar a apenas 22 mil quilômetros da superfície da Terra, a menor distância já registrada para coisas do gênero. Segundo a Nasa, não há nenhum risco de colisão do asteroide com o planeta pois, em função da velocidade de giro da Terra em órbita do Sol (com uma velocidade média de cerca de 100 mil km/h), vai dar tempo de sair do caminho e o 2012 DA14 vai “errar” o planeta por menos de 15 minutos.
É prá ficar assustado mesmo.
 

Um comentário:

opcao_zili disse...

Primeiro aviso.