Read In Your Own Language

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Manaus Sob Racionamento de Combustível


Os manauenses estão passando maus bocados com a Petrobras e a coisa vai se arrastar por, pelo menos, mais um mês, um vez que o nível do Rio Madeira só deverá retornar ao normal em novembro.
Hoje, a maioria dos revendedores de combustíveis da cidade teve o volume de seu suprimento normal reduzido por conta da vazante, que impede a chegada de balsas em Manaus, em especial os postos da bandeira BR.
A gasolina vendida em Manaus vem dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo; mesmo tendo uma refinaria na cidade; e o etanol é oriundo do centro-oeste via Porto Velho. O trajeto percorrido pelas balsas está comprometido com a seca e, por isso, precisam reduzir a quantidade de combustível transportada para Manaus, sob o risco de encalharem.
Os postos chegam a colocar placas com a informação de que não havia gasolina para vender por culpa da BR Distribuidora.
Não consigo conceber que uma das maiores petroleiras do mundo tenha uma falha de logística de tamanha grandeza. Os ciclos de enchentes e vazantes do rios da Amazônia são conhecidos até pelos recém-nascidos e o Rio Madeira é famoso por seus bancos de areia, não sendo de forma nenhuma justificativa para o desabastecimento de um polo industrial do tamanho de Manaus,o sexto maior PIB do Brasil.
É um absurdo que os governos federal, estadual e municipal se concentrem tanto e derrotar Arthur Virgílio e se calem diante de tamanha incompetência.
Fica aqui o protesto deste cacique indignado.

Nenhum comentário: