Read In Your Own Language

domingo, 19 de agosto de 2012

Cara-Pintadas. Onde Andam Vocês?


Agosto de 1992. Há 20 anos, no meio de um carrossel de bandalheira e safadezas da pior qualidade (depois superada em muito pelos petralhas, seus algozes do passado), Nando Collor, numa cara de pau e cinismo absolutamente indescritível,  convocou os brasileiros para que saíssem às ruas vestidos de verde e amarelo, para mostrar que ainda tinha a simpatia e apoio do povo que o elegeu.
Estava muito pressionado por manifestações organizadas pela corja vermelha e pelos que não estavam mamando nos cofres públicos, reservados à República das Alagoas, e por uma CPI que investigava o  amador esquema de corrupção em seu governo.
Lembrando que as denúncias foram feitas pelo mano Pedro Collor, que jurou com a mão na biblia que o tesoureiro de campanha Paulo César Farias era o operador de contas bancárias em paraísos fiscais. A convocação deu xabu. Milhares de pessoas se reuniram Brasil afora vestindo negro, com as caras pintadas de verde e amarelo e pediram a cabeça do caçador de marajás.
Lideravam a turba entre outros; o então sindicalista loola e o presidente da UNE, na época combativa, Lindberg Farias, hoje senador pelo Rio de Janeiro.
O movimento Fora Collor não foi só dos estudantes, mas também adultos, idosos e até crianças participavam dos atos, que eram muito espontâneos e contavam com a colaboração de diversas entidades e voluntários para a mobilização da população.
Contasse histórias de estudantes que pularam muros dos colégios prá ir nas manifestações. Claro que se temia repressão violenta, mas foram às ruas. O sentimento dos estudantes era de muita felicidade, pois o país estava ouvindo o que tinham a dizer.
Pois hoje, a serrergonhice do colorido é fichinha. Seus carrascos petralhas fazem muito pior. Mas cadê os cara-pintadas? Cdê a UNE? Devidamente acomodados na folha de pagamento dos cofres federais, inspirados pelo mensalão, nem esão ai para a canalhice que se propaga no Brasil.
Tenho muita vergonha do que pensam os antigos líderes lutadores pela seriedade e honra no Brasil. Oxalá não se revirem no túmulo.

3 comentários:

O Mascate disse...

Grande chefe!!!
Os caras pintadas estão alienados, ou dançando Ai se eu te pego, ou torcendo pelo futebol e alguns acompanhando a saga Carminha X Nina do folhetim global.
Os Caras pintadas apareceram manipulados pelo PT que era oposição à época e pela formadora de opiniões a poderosa Globo, que eram visiveis desafetos de Fernando Eunãosoumaluco Collor de Melo.
Hoje, com o PT no poder e no comando da bandalheira, e a Globo no bolsinho do colete da PTralhada, não existe mais mobilização pela mídia alienando o povão e sacudindo o Brasil.
Hoje, temos as redes sociais, mas a imensa maioria usa para fazer fofoca, jogar ou cuidar da vida alheia. E esquecem o poder que essa ferramenta tem.
Pena que não temos grupos sociais a fim de mudar o país. Para a maioria do povo tá bom do jeito que está. E bandalheira, Brasil é teu nome.
O povo não quer mudanças, pois mobilização pode atrapalhar a praia, o churrasquinho com os amigos, ou o puro e simples ócio.
Para que tenhamos uma convulsão social no Brasil precisa que se acabe com o carnaval, o futebol e as novelas, aí sim o povão vai querer matar alguém.

Abçs

Anônimo disse...

OLÁ CACIQUE.

GRANDE PERGUNTA.
ONDE ESTÃO ESSES VAGABUNDO?
ABS DO BETO.

Luiz Roberto disse...

Metade deve estar no PT, a outra metade deve estar na cadeia ou morreram. Um está no Psol, o tal de estrumenberg