Read In Your Own Language

quinta-feira, 5 de julho de 2012

O Mercosul e o Aquífero Guarani


Li ontem na Coluna do Cláudio Humberto sobre o sempre pretendido controle internacional sobre o Aquífero Guarani, situado no cone sul e contemplando áreas do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai (ver mapa acima). Esta ação se daria através de forças americanas instalaladas numa base militar no Paraguai. Como sempre faço com temas polêmicos, fui estudar sobre o assunto.
Segundo o CH, a controversa base militar no país deverá ser um dos temas centrais das eleições marcadas para abril/2013, juntamente com a suspensão dos hermanos no Mercosul.
Suspenso da UNASUL e do Mercosul, ficaria o Paraguai muito próximo de um acordo comercial bilateral e isolado com os EUA, além de abrir caminho para alianças econômicas com Europa e China o que abriria o espaço estratégico definitivo para o "combate ao terrorismo e narcotráfico" nas fronteiras da região, maior argumento para a base militar americana.
O antigo Mercosul vetava qualquer discussão sobre o tema, mas com a ação atabalhoada da governANTA e do tamborim portenho, sob a liderança maléfica do Chaveco e o apoio induzido do José Mujica, pode vir a se materilizar.
O Aquífero Guarani é a segunda maior reserva subterrânea de água doce do mundo, sendo também um dos maiores em todas as categorias. A maior é o Aquífero de Alter do Chão no Pará.
A maior parte do total de 1,2 milhão de km²  (70% ou 840 mil km²) da área ocupada pelo aquífero está no subsolo do centro-sudoeste do Brasil. O restante se distribui entre o nordeste da Argentina (255 mil km²), noroeste do Uruguai (58 500 km²) e sudeste do Paraguai (71 700 km²), e nas bacias do rio Paraná e do Chaco-Paraná. A população atual do domínio de ocorrência do aquífero é estimada em quinze milhões de habitantes.
Específicamente nos estados brasileiros, a distribuição está em Mato Grosso do Sul (213 700 km²), Rio Grande do Sul (157 600 km²); São Paulo (155 800 km²); Paraná (131 300 km²); Goiás (55 000 km²); Minas Gerais (51 300 km²); Santa Catarina (49 200 km²) e Mato Grosso (26 400 km²).
O nome foi dado em homenagem à tribo dos primos Guaranis, antigos ocupantes da região.
O aquífero possui um volume de aproximadamente 55 mil km³ e profundidade máxima por volta de 1 800 metros, com uma capacidade de recarregamento de aproximadamente 166 km³ ao ano por precipitação. É dito que esta vasta reserva subterrânea pode fornecer água potável ao mundo por duzentos anos.
Devido a uma possível falta de água potável no planeta em alguns anos, estima-se que começaria em vinte anos, este recurso natural está rapidamente vendo a cobiça sobre seu domínio ser aumentada e politizad, tornando o controle do Aquífero Guarani cada vez mais presente.
Achei até um filme argentino Sed, Invasión Gota a Gota ("Sede, Invasão Gota a Gota"), com 74 minutos e dirigido por Mausi Martínez que mostra, na visão de seu autor, como os Estados Unidos tem vagarosa, mas regularmente, aumentado sua presença na Tríplice Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.
Novamente digo que a razão dada pelos americanos para a presença de suas tropas na região é o treinamento de tropas paraguaias em exercícios conjuntos para monitorar a população de etnia árabe que reside na região e combaer o tráfico de drogas e armas.
Martínez alega que é a água que leva os estadunidenses à área, e ela teme uma vagarosa tomada do aqüífero antes mesmo que os governos locais notem o que está havendo.
A base militar estadunidense foi construída próxima ao aeroporto Mariscal Estigarribia, a 200 km da Argentina e Bolívia e a 300 km do Brasil e o aeroporto pode receber aviões grandes (B-52, C-130 Hercules etc.), que a Força Aérea Paraguaia, aliás, não possui.
De quebra, a base do exército dos Estados Unidos é estratégica por permitir por um olho mais perto do bolivariano Hugo Chávez, o grande instigador da instabilidade na região.
O filminho abaixo mostra algum coisa sobre o aquífero de forma bem compacta.

2 comentários:

To Fora disse...

Vai faltar água potável no mundo, como assim?
Ela vai para Marte?
Provavelmente quem diz isso é o pessoal do GreenPeace, as mesmas pessoas que assinaram uma petição para acabar com a água no mundo, isto mostrado em um canal americano, no Brasil nem pensar que mostrariam isto.
Os zamericanus estão de olho em tudo.
Nem precisariam, basta colocar brasileiros,do PT, que entregam tudo.
Esses aquíferos estão igual pré-sal, daqui há pouco tem deputado se matando por nada.

opcao_zili disse...

Lembra-se, cacique, qdo vc fez aquele estudo sobre o subsolo da Amazônia e que, depois falei sobre o rio sob o Amazonas? Agora estão divulgando.Será para dizer que sabemos o porque de tanta ganância na Amazônia pelos gringos de TODAS as nacionalidades? Vocês têm que gritar mais pelas reservas de tudo por aí.
A invasão já começou e o PT está vendendo tudo.