Read In Your Own Language

segunda-feira, 2 de julho de 2012

De Novo a Farsa da Arábia dos Trópicos



É impressionante como se mente nesse país há anos e a incompetente oposicinha não tira proveito de nada prá desmascar a corja petralha.
Específicamente sobre os biocombustíveis, o 9 dedos arrotava aos quatro ventos que o Brasil seria a Arábia Saudita dos trópicos com o etanol e o biodiesel. Sem falar no préçau.
O que se verifica hoje é o que sempre se soube: tudo não passava de falácia.
A contínua aplicação de subsídios à gasolina e ao diesel vem fazendo desde sempre que a alta dos preços do petróleo chegue aos postos manipulando a crescente e evidente inflação, mas detonou o caixa da Petrobras, comprometendo seu desempenho empresarial e pos em xeque um dos projetos mais inteligentes e ousados do Brasil, o programa do etanol.
Com a alta dos preços internacionais do açucar, o preço do álcool tem subido muito e tem perdido a disputa com os combustíveis fósseis na hora do abastecimento, já que fica mais barato usar gasolina, implantando uma crescente crise nos produtores. Sem saber o que fazer, só têm uma saída: Subsídios também. O (des)governo deve lançar até setembro um conjunto de medidas para estimular o segmento. Em estudos, a retirada do PIS e da Cofins, desoneração de investimentos e juros mais baratos.
Os dados disponíveis mostram que em 2009 o etanol abastecia 54% da frota nacional de veículos médios, e hoje, no país do carro flex, essa cota nem chega a 35%, mesmo que 85% das vendas de veículos leves da indústria automotiva sejam de modelos flex, que já somam cerca de 50% da frota nacional.
O pior é que o anunciado aumento da gasolina levará o consumidor para o álcool e não há álcool para suprir a demanda. Logo, cria-se um moto-contínuo do mal: o etanol pressiona o preço da gasolina e o seu aumento provoca a subida também do álcool que por sua vez pressiona o da gasolina novamente, uma vez que álcool anidro usado na mistura com a gasolina acompanharia a subida de preço do hidratado.
Por outro lado, os postos de combustíveis já vêm sendo comunicados por suas distribuidoras de que haverá elevação no preço de custo do litro de diesel. A alta decorre dos valores maiores cobrados pelo biodiesel no último leilão do produto realizado pela ANP.
Destaco que esta alta nada tem a haver com o reajuste de 3,4% no preço do diesel na refinaria, anunciado pela Petrobras na semana passada. É um plus pois o diesel rodoviário usado no Brasil possui, por lei, 5% de biodiesel, o chamado B5.
Espera-se que os consumidores que forem abastecer seus veículos com óleo diesel nos postos de todo o país, deverão pagar um aumento médio de R$ 0,02 (dois centavos) pelo litro do derivado.
Ou seja: Phodel...

E não tem um filho de Deus que use isso para nos defender das imbecilidades que essa corja comete dia-a-dia.

Nenhum comentário: