Read In Your Own Language

domingo, 10 de junho de 2012

OXE. Não Seria a Salvação do Planeta?


Antigamente se dizia que "a mentira tem pernas curtas". Pois o ditado evoluiu para a mentira tem pernas curtas, 9 dedos, é dentuça e usam estrelas vermelhas,
Desde o espetáculo do crescimento alardeado pelo loola que toda a babozeira por ele e sua corja bafejados não resulta em poha nenhuma exceto no aumento em número e valor de bolsas qualquer coisa e impostos neçepís.
A cada ano que passa, aproveitada a era de disparo da economia mundial e a estabilidade da economia interna, que o Brasil está se tornando menos produtivo.
Continuando na administração de deelma, a produtividade do sistema produtivo e economico brasileiro só vem caindo. Em 2012 os especialistas calculam que a queda pode ter reduzido em quase dois terços o crescimento dos investimentos no Brasil em 2011, que já era uma josta e ficou em 4,7%. Chega-se a projetar crescimento zero dos investimentos em 2012.
Com isso, a taxa de investimento, que foi de 19,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011, cairia para 18,9% em 2012, ficando mais distante dos 20% pretendidos pelo governo para este ano.
O indicador usado é a produtividade total dos fatores, que melhor representa  o crescimento econômico no longo prazo. A queda da produtividade significa que a economia está produzindo menos com uma mesma quantidade de fatores de produção (Capital: fábricas, máquinas, imóveis, etc e o trabalho, medido pelas horas trabalhadas).
Mesmo com o avanço da produtividade no segundo mandato de loola, o mais veloz na istórideçepaiz, embora se tenha verificado crescimento do PIB, iludiram uma falsa projeção de que a economia se expandiria a um ritmo acelerado sem descontrole da inflação e outros desequilíbrios. Coisa na faixa de 4,5% a 5%. Nem em Saturno existiam tais condições. Apenas as deixadas pelo governo anterior e que foram solenemente ignoradas.
Passada a fase de eufória ilusória, o realismo mostra sua cara e já se começa a enorme dúvida sobre a real capacidade de expansão da economia brasileira. Lembro que, em 2011, o PIB cresceu apenas 2,7%, com a inflação batendo no teto do intervalo da meta, de 6,5%, mesmo com tods s manobras de margarina e sua tchurma.
O frustrante PIBinho do primeiro trimestre, que cresceu apenas 0,2% ante o trimestre anterior, já computados os fatores de sazonalidade, levou diversos analistas a rever para baixo suas projeções de crescimento em 2012, levando-as para perto de 2%.
O (des)governo continua só vendo um problema de demanda, tomado medidas paliativa e setoriais para estimular o consumo e o crédito. Os economistas já acham que o mau desempenho da produtividade e as condições de oferta da economia, é que são os possíveis motivos para o desapontador desempenho recente do Brasil.
Sem falar que, quebrado e aparelhado ao extremo, o governo e suas máquinas de gastar, as estatais, em especial a Petrobras, frearam com os dois pés seus investimentos em obras contribuindo fortemente neste problemão.
As estatais, que respondem por dois terços dos investimentos da União, não estão atingindo o necessário patamar de sua participação no mercado, mesmo estando muitas delas liberadas de seguir alguns rituais legais estndo à beira da insanidade contratual.
Os números dão conta que as estatais destinaram, no primeiro quadrimestre deste ano, R$ 26,4 bilhões à ampliação da infraestrutura e da capacidade produtiva nacional, o equivalente a 1,9% do PIB. Em 2010, nos quatro meses iniciais, os investimentos das estatais em energia, aeroportos, portos e outros setores somavam 2,2% do PIB.
Bom...Vâo ter que se virar prá arranjar grana prá pagar a enxurrada de bolsas disponíveis nesta nação. Ou a informação sairá dos jornais e blogs para a o carrinho do supermercado do povão iludido.

2 comentários:

Filonescio disse...

Grande Chefe,

Eu estava querendo escrever um texto sobre esse assunto, mas você já o fez magistralmente, como sempre. Deelma fala agora em "choque de gestão", uma expressão cunhada pelo PSDB e sempre tão debochada por petistas de todas as esferas do poder. O Brasil não vai crescer nada até o final do mandato da Companhira Estela. E isso é ruim por dois motivos:

1. Porque nossos custos internos se elevam, nossa capacidade de competir lá fora diminui e quem vai bancar todos os programas assistencialistas-populistas desse desgoverno é a pobre - cada vez mais pobre - da classe mérdia;

2. Porque, como o próprio Ignaro já deixou claro no Ratinho, elle voltaria a ser candidato a presidente somente se a Deelma não quisesse concorrer a um 2o mandato. Com as coisas do jeito que estão parecem que vão permanecer, isso seria um prato cheio para o Loola voltar em 2014 sob o pretexto de colocar ordem na casa da companheira Deelma.

Grande abraço e bom domingo.
@Filonescio

Regina Brasilia disse...

Não vou comentar o texto. Não dou conta. Não paro de rir do desenhozinho...