Read In Your Own Language

sábado, 16 de junho de 2012

Manaus: Uma Cidade Isolada


Na linguagem da informática, backbone, ou espinha dorsal numa tradução livre, e rede de transporte numa versão mais técnica, è a designação do esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo, que comutam os diferentes fluxos de dados (voz, imagem, texto, etc) na internet.
Descendo na escala, existem os backbones intercontinentais, os que por sua vez derivam para os backbones nacionais e por fim os regionais. No nível seguinte, encontram-se as empresas que exploram o acesso à telecomunicação, consideradas a periferia do backbone nacional.
Pois o rompimento de um cabo de fibra ótica a 50 quilômetros de Humaitá, no interior do Amazonas, causou um 'apagão' de internet em Manaus. O problema começou por volta das 17h de ontem e ainda não há previsão de normalização do serviço, segundo a assessoria de imprensa da Embratel, a operadora do único backbone regional disponível. Os técnicos já foram deslocados para a área e somente após o retorno deles é que a Embratel terá novidades sobre a previsão de solução do problema.
Este problema com certeza levou o caos a todos os serviços que dependem da grande rede na cidade. Pagamentos com cartões de débito e crédito ficam suspensos, a telefonia celular fica comprometida, sistemas bancários, de empresas aéreas, e por aí vai.
Não foi a primeira vez nem será a última que isso acontece e ninguém faz absolutmente NADA. Saem notas da Embratel como a de ontem (ver na sequência do post) e pronto. Tchau e benção.
Objeto de campanhas eleitorais, um segundo backbone da OI, vindo da Venezuela até hoje não sei se opera, pois tudo é um segredo insondável.
Fato é que Manaus, o quarto PIB brasileiro, fica submetida a uma restrição deste porte, sem que se vislumbre a luz de uma poronga no fim do tunel.
Potaquepareo.
Segue-se a ridícula nota de ontem divulgada pela Embratel
“Informamos que na noite de hoje ocorreu um rompimento de fibra ótica a 50 quilômetros da cidade de Humaitá impactando o tráfego de internet em Manaus. A questão foi imediatamente identificada por nossos técnicos que já se deslocaram para o local para realizar os ajustes necessários”.

Nenhum comentário: