Read In Your Own Language

quarta-feira, 2 de maio de 2012

A Moda Agora é Expropriar

E não é que os bolivarianos tomaram gosto por expropriar as empresas dos outros? Lá atrás o índio louco Evo tomou as refinarias da Petrobras e ficou por isso mesmo. Quinze dias atrás o tamborim portenho tomou a YPF da REPSOL e agora de novo o cocaleiro tomou mais uma.
Comemorando o primeiro de maio Evo Morales expropriou ontem os ativos da operadora espanhola REE - Red Electrica de España, uma empresa especializada em sistemas de transmissão, com mais de 34.700 km de linhas, 3.400 subestações nas quais têm mais de 66.000 MVA de capacidade de transformação. Na Bolívia, a REE é responsável por 73% do sistema de transmissão, sendo seu capital 99,94% da empresa espanhola e 0,06% dos empregados.
Imediatamente, o louco ordenou que as Forças Armadas bolivianas ocupem as instalações da companhia, do mesmo jeito que fez com as refinarias.
Num arroubo de arrogância, Evo discursou dizendo que "Hoje, nós homenageamos os trabalhadores e os cidadãos da Bolívia que lutaram para a recuperação dos recursos naturais e serviços básicos. Nós estamos nacionalizando a provedora de transmissão de energia elétrica".
A medida é uma resposta aos pedidos dos trabalhadores, que exigem reajustes salariais maiores.
O ministro da Economia da Espanha, Luis De Guindos, classificou nesta quarta-feira como "negativa" a decisão da Bolívia de nacionalizar a Transportadora de Electricidade (TDE), subsidiária da Rede Elétrica Espanhola (REE), mas ressaltou que o governo de Evo Morales garantiu que compensará a empresa espanhola pela expropriação e pelos investimentos feitos no país.
Essas decisões desagradam ao governo espanhol, pois acreditamos ser fundamental manter a segurança jurídica dos investimentos em países como a Bolívia, disse De Guindos.
O comando da Rede Elétrica Espanhola (REE) informou que vai pedir indenização financeira ao governo boliviano pela decisão. Em comunicado, a direção da companhia lamentou a decisão da Bolívia, mas disse que espera chegar a um acordo para uma "compensação adequada", uma vez que a medida "vai contra todas as regras do mercado livre".
A União Europeia (UE) expressou nesta quarta-feira sua preocupação com a decisão do governo boliviano de nacionalizar a empresa TDE. Um porta-voz do governo espanhol disse que a Espanha está analisando a situação de perto e poderá divulgar um comunicado ainda hoje.
É mais uma estupidez dos vizinhos amigos de nossos governantes.

Um comentário:

Nair Pessoa disse...

Cacique. Eu que mais é que esse EVO troque os pés pelas mãos e que a UE invada essa Republiqueta de M....
Nosso governo, desde o molusco que só se associa com ladrões e marginais!