Read In Your Own Language

domingo, 29 de abril de 2012

Rio Negro a 70 cm do Record


O nível dos rios continua a subir em toda Amazônia. Dezenas de cidades estão em estado de calamidade ou situação de emergência. A situação mais uma vez é caótica, em função da incompetência dos orgãos de defesa civil que esperam acontacer uma coisa que não é imediata mas absolutamente programável.
Especificamente sobre o Rio Negro, a cota está a apenas 70 centímetros de alcançar a cheia histórica de 2009, quando a marca foi de 29,77 metros. Sexta-feira a cota já chegou a 29,07 metros e levou a Prefeitura de Manaus a decretar situação de emergência também na capital.
A foto aí de cima é no bairro de São raimundo. Observem a altura que se instalou a passarela (aqui chamada de trapiche) para a circulação na via.
Até o momento, a Defesa Civil Municipal estima que 18,3 mil pessoas sejam atingidas pela enchente, com pelo menos 11 bairros chegando a ter áreas alagadas nos próximos dias. A situação é mais preocupante em bairros como Glória, Presidente Vargas, São Raimundo, São Jorge, Educandos, Betânia e Raiz; todos localizados na área central de Manaus, e que foram prejudicados pela cheia de 2009.
E não pensem que são áreas baixas que são atingidas por qualquer chuvinha não. É uma elevação respeitável.
No Centro de Manaus, diversas ruas avenidas já foram atingidas pela água. Na Rua dos Barés a água já invadiu a via e dificulta a passagem de veículos; havendo mais uma preocupação quando o povo se dirigir ao centro da cidade, porque esse e outros trechos poderão ser interditados. Assim como no passado, comerciantes já improvisam sobrepisos para elevar o nível do piso na tentativa de evitar prejuízos.
De acordo com o superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marco Antônio Oliveira, a expectativa é que o nível do rio continue subindo. Segundo Oliveira, existe a possibilidade real de a cheia deste ano superar a de 2009, apesar do fenômeno na nascente do rio está chegando ao fim.
Os moradores mais antigos em sua sabedoria popular, falam em superar a cota 30. Acompanhemos.

Nenhum comentário: