Read In Your Own Language

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Malaria Outfit


A malária ou paludismo é uma doença infecciosa aguda transmitida pela picada do mosquito do gênero Anopheles fêmea. É uma praga que assola as regiões tropicais do globo (a terra e não a televisão) e mata mais de 3 milhões de pessoas por ano, uma taxa só comparável à da AIDS, e afeta mais de 500 milhões de pessoas todos os anos.
O vírus inoculado pelo mosquito (ou melhor, pela mosquita) é transportado pela corrente sanguínea até o fígado, onde invadem as células do parênquima hepático e começam o período de reprodução assexuada. Mediante esse processo de amplificação a evolução da doença é muito rápida. A malária provoca febre, dores nas articulações e pode levar à anemia e, em alguns casos, à morte.
Não existe vacina para o mal e as medidas de controle são preventivas como pulverizações nas áreas de procriação e uso de redes embebidas em inseticidas, mas bom mesmo é ficar bem longe dos focos.
Pois a parceria entre um cientista e uma estilista da África levou ao desenvolvimento de um tecido e depois uma roupa que repele o mosquito transmissor da malária. O tecido projetado pelo queniano Frederick Ochanda, professor da Universidade Cornell, em Ithaca, nos Estados Unidos, é mais eficiente que os repelentes usados na pele, porque dura mais, sendo baseado na nanotecnologia.
Ele usou compostos que integram metais e moléculas orgânicas e conseguiu carregar o tecido com grande quantidade de substâncias repelentes. O novo tecido recebe até três vezes mais inseticidas do que as redes normalmente usadas para afastar mosquitos.
Matilda Ceesay, estudante de moda da mesma universidadee nacida em Gâmbia, desenhou a capa, que foi apresentada em um desfile no campus, no fim de abril.
No futuro, os dois esperam desenvolver um tecido que possa responder a mudanças de temperatura ou de luz. Dessa forma, seria possível reforçar a proteção à noite, que é quando os mosquitos buscam comida – e picam mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ajuricaba, olá !

A Sabedoria Indígena possui
"Repelente Natural" mas, por ignorância,
o "Branco" acha que aquilo é sujeira!

Abraços á todos 1
Direto Ao Assunto.