Read In Your Own Language

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Justiça Manda Reabrir o CTMO/HEMOPE

Com informações do G1 - Pernambuco
O juiz Federal Roberto Wanderley Nogueira concedeu medida liminar determinando a imediata reabertura e retorno ao funcionamento regular do Centro de Transplantes de Medula Óssea do Hemope (CTMO), fechado em dezembro de 2011; por decisão do Secretário de Saúde Antônio Carlos Figueira; como consequência de uma ação popular impetrada pela diretora de Educação e Captação da ONG dos Amigos do Transplante de Medula Óssea (ATMO), Liliane Perrone, e pelo médico Antônio Jordão.
Na determinação, o juiz afirma que "a decisão de fechar o CTMO do Hemope e transferir por completo a responsabilidade do atendimento dos pacientes para o Hospital Português foi efetuada em desrespeito aos direitos fundamentais do cidadão, às normas de regência da licitação, à moralidade e ao patrimônio público". "Nós tínhamos uma estrutura que funcionava, que era exemplo. Estávamos animados com a possibilidade de expansão, quando chegou a informação que o CTMO seria fechado", lembra a psicóloga Cristina Botelho, que integrava a equipe do Centro.
Na visão do secretário, os pacientes seriam transferidos para o Hospital Português, que tem convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia realizar 90 transplantes por ano, não seriam prejudicados e que os transplantes já programados estavam garantidos. Na época, ele anunciou também para dezembro de 2013 o funcionamento de uma nova unidade para transplantes de medula óssea no Hospital do Câncer.
Mas o doutor Jordão ressalta que o CTMO era o único centro público que fazia transplante de medula no Nordeste. "Ele funcionava como uma área avançada do Hemope dentro do Hospital dos Servidores. A equipe era multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, farmacêuticos, pessoas ultra especializadas nessa questão do câncer sanguíneo. Era um dos raros serviços públicos que o paciente tinha o telefone celular do médico", defende Jordão.
Quando foi fechado, o CTMO tinha cerca de 80 pessoas na lista de espera por um transplante e mais 47 registradas que ainda não haviam encontrado um doador compatível, segundo Liliane Perrone. "Há dois anos, nós já precisávamos de mais 31 leitos para dar conta dos transplantes. Como, precisando de mais 31, você fecha três que são referência?", questiona Liliane. "Não é apenas uma questão de leitos, mas sim de um serviço público de qualidade que foi negado à população", acrescenta a psicóloga Cristina Botelho.
A decisão foi assinada pelo juiz no dia 25 de janeiro, com um prazo de 30 dias para ser cumprida. Oxalá não se casse a liminar e se dê prosseguimento ao trâmite da decisão definitiva.
Parabéns aos que lutaram nessa causa, da qua o cacique teve a honra de se integrar.

Nenhum comentário: