Read In Your Own Language

quarta-feira, 16 de março de 2011

Prepotência e Insensatez Aumentam o Risco

15/03/2011 às 16:03 - Sanatório Geral - Augusto Nunes - Veja On Line
Brasil Maravilha
“Não temos nenhuma necessidade de revisão em nada a não ser aprender com o que ocorreu no Japão. As dificuldades que as usinas de lá tiveram as nossas não terão. As nossas têm uma proteção maior. Nós não temos razão nenhuma para preocupação maior. Vamos prosseguir com o nosso programa”.
Edison Lobão, vulgo Magro Velho, fantasiado de ministro de Minas e Energia, sobre as explosões ocorridas em usinas nucleares japonesas afetadas por terremotos e um tsunami, explicando que o Brasil Maravilha do cartório está muito mais preparado que o país mais desenvolvido do mundo em matéria de prevenção de desastres naturais.
========================================
Transcrevi essa matéria do Augusto Nunes para calcar esse post.
Até já comentei no twitter sobre as UTN's de Angra 1 e 2, inquirido por alguns amigos e amigas sobre o tema, por ser presumivelmente um conhecedor da área, já que militei no setor e estudei sobre o assunto, no nível acadêmico e profissional.
Conheço ambas as UTN's, numa visita feita com um grupo de engenheiros e técnicos do setor elétrico há alguns anos atrás, sendo portanto um acesso com muita profundidade presencial e liberdade de informações, resguardadas algumas de caráter operacional e restrito.
Tivemos acesso a todas as áreas mais importantes da instalações, fora aquelas proibidas até para a maioria dos funcionários locais, como o núcleo dos reatores e áreas de confinamento, por questão de segurança.
Nenhuma pergunta deixou de ser respondida ou foi escamoteada, pelo menos aparentemente, o que seria possível de acontecer, mas difícil de não se perceber pelo nível dos visitantes.
Na ocasião, pudemos observar que as instalações são excessivamente seguras, com os "coeficientes de cagaço", como chamamos os exageros no dimensionamento; muito elevados.
Todos os sistemas dispõem de redundância (alternativas de atendimento) dupla, tripla, quadrupla e até superiores em alguns itens mais críticos. Essa condição de projeto permite a ocorrência de contigências simultâneas na mesma razão de sua existencia.
Existe risco? Claro que existe.
Como existe em outras instalações em que as exigências de segurança são de suma importância como um avião, por exemplo.
Em qualquer instalação de engenharia; existem limites muito definidos de níveis de segurança. Alguns são tão comuns que são tabelados. Outros, mais específicos, são calculados de per si.
Para cada benefício existe um custo, logo, o balanço entre eles determina algumas condições de contorno (limites técnicos).
Mas daí ao magro velho dizer que nossas instalações são tão seguras como nuncaantisnaistoriadessemundo, a distância é muito grande.
Até porque novos fatos surgiram e levam a novas análises e recomendações, em qualquer área da vida.
E dizer que uma UTN é perigosa não basta. Também são perigosas as grandes represas de hidrelétricas, pelos enormes volumes de água contidos; e as usinas térmicas convencionais, pelos estoques ou linhas de alimentação de combustível inevitáveis, até porque o grau de exigências de segurança é menor.
Diante de tais informações, penso não haver motivo para pânico. Mas cabe, e muito, uma inspeção detalhada das instalações de Angra 1 e 2, com a cabível análise e atualização dos procedimentos de operação e segurança, bem como de suas instalações de prevenção e ação em contingências, não apenas por serem nucleares, mas pelo seu gigantismo, assim como fazem os fabricantes de avião a cada grande acidente.
Também acho que a unidade Angra 3 deva ser construída. Já está paga e se gasta muito dinheiro para fazer sua preservação. É óbvio que sem que se permita falcatruas nas licitações e com a devida atualização tecnológica, coisa absolutamente possível.
Até porque o compartilhamento de instalações baixa custos, reduz riscos e aumenta a eficiência dos sistemas de segurança.
Sobre a continuidade do programa de expansão de instalações termo-nucleares não quero me pronunciar pois não tenho informações suficientes ainda. Vou ler mais e posto posteriormente.
Sobre a prepotência e insensatez aumentarem os riscos; é só se lembrarem dos filmes de tragédias e animais horrendos: sempre tem um magro velho prá dizer ou fazer merda e provocar a tragédia até o herói chegar e resolver tudo. Mas na vida real nem sempre é assim.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma pergunta, amigo. As UTNs 1 e 2 foram construídas no regime militar?. Porque, se esse governo que superfatura tudo e usa material de 2a fizer a 3 , eu não confio mesmo. Nem que vc me jure de pé junto. Confio nas 1 e 2 porque vc diz serem,no possível, seguras. Abs. opcao_zili

Ajuricaba disse...

Isso é verdade. O grau de corrupção está tão alto, tão generalizado e tão sem punição, que o cumprimento de normas de segurança pode facilmente ser ignorado.