Read In Your Own Language

quinta-feira, 17 de março de 2011

Blackout na Ponte Rio-Niterói

Leio em vários portais sobre uma falha geral no sistema de energia da Ponte Presidente Costa e Silva, a famosa e maravilhosa Ponte Rio-Niterói.
Uma das fantásticas obras da engenharia brasileira, a ponte, que é operada por uma concessionária (CCR Ponte S.A.); tem extensão total de 13,29 km, dos quais 8,83 km são sobre a água, e 72 m de altura em seu ponto mais alto. Embora já tenha sido ampliada, a ponte está operando em seu limite de capacidade, e tem um fluxo de perto de 145 mil veículos. Já se estuda alternativas de complementação por novas vias ou metrô subaquático.
Uma vez que seu uso é pago, é inadmissível que a instalação permaneça por mais de 30 horas sob corte de energia . A Concessionária diz que a previsão é que o problema seja resolvido nas próximas 24 horas. Para evitar acidentes, a concessionária preparou uma operação especial com reboques extras, mais veículos de inspeção, painéis eletrônicos de mensagens móveis e outros recursos de operação e controle de tráfego. A Polícia Rodoviária Federal dá auxilio ao esquema.
Ao que se sabe, a bronca começou na madrugada da quarta-feira, com um curto-circuito na subestação de número cinco, da própria Ponte, que distribui energia para o trecho da via entre a Ilha de Mocanguê e a proximidade da Praça de Pedágio. Ainda durante a madrugada, outro incidente ocorreu na subestação principal de entrada de energia da Ponte, ponto de alimentação da Light, localizada no pátio do Cais do Porto, o que interrompeu totalmente o fornecimento de energia e deixou a rodovia às escuras.
Segundo a Light, o fornecimento de energia até a subestação está acontecendo normalmente. O problema acontece na distribuição da subestação para a via. Apesar de a energia ser fornecida pela Light, os responsáveis pela solução do problema são técnicos da própria concessionária que administra a via.

Nenhum comentário: