A Boeing realizou onte (20/03) o primeiro voo de testes do seu novo grande avião de passageiros , o 747-800 Intercontinental, numa pomposa cerimônia para milhares de convidados e transmissão ao vivo pela internet.
O aparelho é uma versão ainda maior do mítico 747 de dois andares, porém menor que o A380 da Airbus, e visa o mercado de voos de longa distância, prometendo ter um custo operacional menor que seu concorrente.
Sendo o avião mais longo do mundo (76,4m) permite configurações para até mais de 500 passageiros e já possui encomendas das maiores empresas do mundo, inclusive as cargueiras, em torno de 120 dos quais 40 são destinados ao transporte de passageiros. (Intercontinental).
Com uma aviônica embarcada de última geração, pode ser operado por apenas 2 tripulantes; com capacidade de decolagem de 450 toneladas brutas (inclui peso próprio e combustível - 250 mil litros); velocidade de cruzeiro de mach 0,855 = 915 km/h e altitude cruzeiro de 13.000 metros; usando 4 turbinas GE com mais de 1000 toneladas de empuxo.
Com uma aviônica embarcada de última geração, pode ser operado por apenas 2 tripulantes; com capacidade de decolagem de 450 toneladas brutas (inclui peso próprio e combustível - 250 mil litros); velocidade de cruzeiro de mach 0,855 = 915 km/h e altitude cruzeiro de 13.000 metros; usando 4 turbinas GE com mais de 1000 toneladas de empuxo.
No modelo 747-800, versão atual, a velocidade foi mantida, mas a autonomia de voo aumentou para 14.815 km, e o peso máximo de decolagem elevado para 442,250 kg. O mesmo aconteceu com o número máximo de passageiros. Ele passou de 524 para 581, na versão configurada com duas classes. A versão com três classes agora, pode, receber até 467 passageiros. Um colosso dos ares.
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