Read In Your Own Language

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Mais Encrenca no Setor Elétrico

A empresa espanhola Abengoa, que andou entrando pesado no mercado de energia do Brasil, entrou com pedido de recuperação judicial; comprovando que deu o passo maior que as pernas.
Das ações de construtora e operadora de sistemas de transmissão de energia, o que vai pegar mesmo são as obras das linhas 500 kV que ligarão a usina de Belo Monte aos estados do Nordeste.
Agora teremos a UHE e suas linhas com as obras atrasadas, já que o bipolo 800 kVcc que os chineses construiriam também estão meia boca.
A Abengoa diz ter dívidas que chegam a R$ 3,1 bilhões, de acordo com o o pedido de recuperação enviado à Justiça, mas a moçada que conhece a empresa por dentro avalia que este valor está bastante subestimado.
Pra saber, a Abengoa opera no Brasil desde os anos 90 e tem sob sua responsabilidade direta ou em consórcios cerca de 10 mil quilômetros de linhas de transmissão no país, sendo a terceira maior operadora privada do setor.
Dependendo do tamanho da encrenca, podemos ter problemas na operação do que já está interligado ao sistema.
Trabalhei numa obra que interferia numa instalação deles e sei que são muito rigorosos tecnicamente. Mas parece que não o são administrativamente.

Nenhum comentário: