Read In Your Own Language

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Operação Abafa Nos Fundos de Pensão


Com informações do Estado de São Paulo

É sabido em todas as rodas de dominó das praças de todas as cidades que o PT e seus acólitos e submissos usaram e abusaram dos bilhões de reais dos fundos de pensão das estatais para fazer "investimentos" em buracos sem fundo das mais diversas naturezas.

Já boiou o rombo do Postalis dos Correios, que convocou contribuintes, aposentados e pensionistas a enfiarem a mão nos bolsos pra cobrir o rombo e tentar salvar alguma coisa. Esperava-se que dia-a-dia fossem brotando novos casos, mas, pode haver luz no fim de vários túneis.

Com tudo obscurecido pela prisão do Delcídio, ontem o Conselho de Nacional de Previdência Complementar, uma autarquia meia boca que ninguém dá atenção até que dê uma merda, nma reunião fechada, sem testemunhas que mereça crédito, aprovou a mudança de critérios e regras para que sejam considerados solvente os fundos de pensão.

Atualmente, os fundos de pensão podem apresentar um déficit de até 10% do patrimônio líquido, sem precisar pedir aportes extras de seus participantes ou patrocinadoras. Com a nova regra, o limite do déficit passa a ser, em média, de 8,3% do patrimônio líquido. O prazo para cada fundo será calculado pelo tempo que tem para pagar as aposentadorias, chamado tecnicamente de "duration", menos quatro anos.
Hoje, caso ultrapassasse o limite de 10%, o fundo tinha de se reequilibrar, elevando contribuições de participantes e patrocinadores. Quando um plano ficava no vermelho por três anos consecutivos, mesmo sendo inferior a 10%, também era obrigado a fazer novos aportes. Com a regra nova, essa exigência cai por terra. 
Agora, será preciso equacionar apenas o que ultrapassar o novo teto. E como calcula saporra? Agora, o cálculo a partir do qual os participantes e patrocinadores são obrigados a injetar recursos para cobrir desequilíbrios passa a ser de acordo com o horizonte médio dos prazos de pagamentos dos benefícios. Também acabou a regra que obriga fundos que registram três anos consecutivos de déficit a adotar medidas para liquidar o rombo. Ou seja, cada uma faz sua conta e não tem que dar satisfação a quase ninguém. Se os associados não ficarem de olho, quando se espertarem não têm mais grana pra se aposentares ou vão perder o que recebem.
Os planos fecharam 2014 com déficit de R$ 23 bilhões, sendo 80% desse total formado por dez planos de benefícios definidos, dos quais nove são patrocinados por estatais.
Segundo o tal conselho, a medida tem como objetivo fazer com que as entidades optem por investimentos de longo prazo. Hoje, as entidades preferem investimentos com liquidez, baixo risco e, consequentemente, baixo retorno.
Do jeitinho que a corja quer: pega a grana dos incautos, investe em projetos Power Point semelhantes aos do Eike Batista e deixam pra dar a merda anos depois.

Um comentário:

bolaBIKE_RJ disse...

Boa tarde
Muito bom.
Ainda não fomos atingidos com a "mão no bolso".
Tudo que o PT colocou a mão : Quebrou
Eu avisei, fiquei brigando por anos , não adiantou :
Votaram no estúpido do Luladrão.
Vamos acompanhar os próximos capítulos.
Abssss