Read In Your Own Language

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Repatriando Recursos: Uma Bandalheira Só


No afã de aumentar a arrecadação, o gunverno encaminhou ao congresso um projeto de lei que trata do reconhecimento de dinheiro de brasileiros "guardado" fora do país e legalizar sua reentrada no ciclo econômico produtivo da nação.
Até aí tudo bem. Existe dinheiro de brasileiros fora do país cujos donos se recusaram a serem extorquidos pelos exagerados impostos aqui vigentes. São verbas de recebimentos de vendas de produtos e prestação de serviços no exterior, pagamentos de propriedades vendidas e outras formas legais de geração de renda. Trazê-las de volta faria o seu papel social, com uma tributação adequada e justa, ao menos na visão de nossa Receita Federal.
Mas também, e em sua grande maioria, eu diria, bem próximo da totalidade; verbas oriundas de tráfico de drogas e outros ilícitos, roubos e desvios, propinas, desvios de erário, fraudes fiscais e mais um enorme rol de "malfeitos".
As operações da Polícia Federal, em curso ou passadas, demonstram claramente o volume da patifaria feita por nossos compatriotas nos paraísos fiscais. Então, como aceitar que se fecho os olhos para um item fundamental a constar no tal projeto: Comprovação da origem dos recursos.
Mas isso não consta na versão original e muito menos nas alterações feitas na Câmara Federal. A ideia é "deixar correr frouxo". Tem? Quer trazer? Paga 35% de imposto, tchau e benção. Igual àquele ditado pregado pelas profissionais do sexo: lavou, enxugou, está novo.
Só pra constar, há inúmeros implicados, denunciados e condenados nas recentes operações Lava a jato e Zelotes de olho no andamento dos debates para trazer suas babitas de volta à terra de Caramuru.
Ontem, o governo foi derrotado já na discussão sobre a retirada ou não de pauta do projeto de repatriação de dinheiro não declarado. Foram 193 votos para a oposição, enquanto a situação teve apenas 175. O problema é que essa tentativa de golpe pode voltar amanhã.
Não podemos deixar que isso aconteça. Mande um e-mail para seu deputado e senador demonstrando sua revolta com tamanha violência contra as pessoas de bem.

Nenhum comentário: