Read In Your Own Language

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Lendas Amazônicas: Matinta Pereira, O Filme


A Matinta Perera é um ser misterioso e cujo assobio nunca se sabe de onde vem. Uns dizem que ela é o Saci Pererê em uma de suas formas. Também assume a forma de uma velha vestida de preto, com o rosto parcialmente coberto. Prefere sair nas noites escuras, sem lua. Quando vê alguma pessoa sozinha, ela dá um assobio ou grito estridente, cujo som lembra a palavra: “Matinta Perêra. Em alguns lugares, se apresenta como um velho, a cabeça amarrada com um pano ou lenço, como se fosse uma pessoa doente, indo de porta em porta, também a pedir tabaco.
Para os índios Tupinambás é uma ave mensageira das coisas do outro mundo, e que traz notícias dos parentes mortos.
Para se descobrir quem é a Matinta Pereira, a pessoa ao ouvir o seu grito ou assobio deve convidá-la para vir à sua casa pela manhã para tomar café. No dia seguinte, a primeira pessoa que chegar pedindo café ou fumo é a Matinta Pereira.
Acredita-se que ela possua poderes sobrenaturais e que seus feitiços possam causar dores, doenças ou mortes nas pessoas, além da matança da criação.
A produção é tosca, mas relata bem a crença cabocla na entidade mítica. Gostaria de destacar as expressões locais e as vasilhas que usam para carregar água. São cuias vegetais que aparecem ainda nos cuieros no começo do filme. Os gritos da Matita deste filme existem. São macacos guariba. mas daí a convencer o povo, é outra história...

Nenhum comentário: