Read In Your Own Language

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Uma Inusitada Inauguração


Coisas que só acontecem no país dos petralhas. Uma inauguração sem pompa e circunstância; apenas para fazer umas imagens e tirar uns retratinhos pra mostrar na campanha. É o que vai acontecer hoje na esquina do Brasil, Natal/RN.
A governANTA deu o jeito de enfiar uma escala na cidade do sol a caminho de Davos/Suíça, onde vai nos causar mais vexame, para inaugurar a Arena das Dunas, o estádio que sediará jogos da Copa no Rio Grande do Norte. 
O destaque é a situação da cerimônia. Uma particularidade digna de Carlitos, personagem mítico do Charles Chaplin: a dentuça mandou cancelar os discursos e decidiu que vão ficar mudos todos os presentes, escolhidos a dedo; para evitar o constrangimento de compartilhar o microfone com governadora Rosalba Ciarlini (DEM), considerada a mais impopular do país. Avaliou-se no Planalto que seria grande o risco de vaia.. Entre o pouso do vassourão às 17h, o translado em avião de rosca, a chegada ao estádio, o corte da fita, um chute na bola no centro do gramado e a decolagem rumo ao Fórum Econômico Mundial, às 18h30, a palanqueira gastará uma hora e meia.
Com retumbantes 7% de índice de aprovação da gestão, a gloriosa Rosalba já tinha levado sua parceira a uma esplendorosa vaia numa cerimônia de formatura de alunos de cursos técnicos, na cidade potiguar de Ceará-Mirim, a 32 km de Natal, numa festa do PRONATEC, há uns 3 meses atrás. Na ocasião, Rosalba foi defendida por Dilma que levou uma vaia maior ainda. Repare no video lá do rodapé.
Tá certo que a vaia não foi só por conta de Rosalba. A gloriosa governANTA havia falado de variados tons de branco, de negros afrodescendentes e até se atreveu a dar um pito na platéia, tipo AI AI AI, ISSO É MUITO FEIO.
Fato é que, dessa vez, ela preferiu não facilitar. Depois de desatarem a fita inaugural do elefante branco, no centro do gramado, a governadora dará um chute na bola para a presidentA e esta outro em direção aos fotógrafos para registrar a cena.
Pagarão o mico o comunista-capitalista Aldo Rebelo, o cheio de dentes Garibaldi Alves, o menino birrento Jérome Valcke e outros acólitos de plantão, ansiosos para aparecer nas imagens móveis e estáticas.
Claro que haverá reforço policial na região, pois sindicatos e outras entidades pretendem fazer um rebuliço.



ATUALIZANDO ÀS 16:40, FUSO DA TABA
Centenas de pessoas se concentram na entrada da Arena das Dunas, na marginal da BR-101, em Natal, em protesto que começou no cruzamento das avenidas Senador Salgado Filho e Bernardo Vieira. Os manifestantes estão com carros de som, faixas e bonecos. 
A concentração começou às 14h e, por volta das 15h, o grupo começou uma caminhada pela avenida Senador Salgado Filho até a BR-101. Inicialmente, apenas uma das faixas da via foi interditada. Depois, toda a pista foi fechada pelos manifestantes. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) passou a controlar o trânsito nas ruas transversais e marginais à BR.
O protesto também conta com a participação de sindicatos e movimentos sociais, que pedem mais recursos para segurança e saúde pública, por exemplo.

Nenhum comentário: