Read In Your Own Language

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Feriado na Taba: Celebração da Emancipação

 
O mapinha ai de cima representa a distribuição das províncias do período regencial no Brasil. A maior de todas era a província do Grão-Pará, um colosso tão notável que virou até aquela estrela solitária acima da faixa Ordem e Progresso na bandeira do Brasil.
Pois bem. Hoje é feriado aqui na taba. No dia 5 de setembro comemora-se a elevação do Amazonas à Categoria de Província, concluindo em 1850 uma longa luta pela autonomia política da região.
A história mais documentada registra a chegada da missão portuguesa comandada por Francisco da Mota Falcão em 1699, criando a vila e construindo a Fortaleza de São José do Lugar da Barra do Rio Negro.
Em torno desse forte foram se aglomerando as tribos barés, banibas e outras, embora a convivência pacífica não tenha se estendido aos caboriocenas, caraíbas e manaós (ver o link na coluna ao lado sobre o Cacique Ajuricaba); que não aceitaram a presença do homem branco e com eles travaram duras batalhas.
Com a mote de Ajuricaba, a paz aumentou até qu se tornou a Vila da Barra deSão José do Rio Negro, primórdio da cidade de Manaus. Alguns anos depois, em 1755, D. José I criou a Capitania de São José do Rio Negro, raiz do Estado do Amazonas, cuja sede foi instalada por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, na missão de Mariuá (nome indígena), que ele elevou à categoria de Vila mudando o nome para Barcelos (nome luzitano). Em 1791 o governador Lobo d’Almada transferiu a sede do governo para o Lugar da Barra, mas em 1799, reinstalou a Capitania em Barcelos cumprindo determinações de uma Carta Régia de 1788. A morte de Lobo d’Almada resultou na formação de uma Junta Provisória que fez a transferência definitiva da sede da Capitania para o Lugar da Barra em 29 de março de 1808.
O responsável pelo primeiro surto econômico foi Francisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão do Marquês de Pombal, que começou a explotação de espécies biológicas no ciclo conhecido como das especiarias e drogas do sertão, que durou até o final do século 19 quando começou o áureo período da borracha.E foi essa economia alicerçada nos produtos naturais (além da pressão política) que levou D. Pedro II a reconhecer a importância da região e elevar a Capitania à categoria de Província em 5 de setembro de 1850, nomeando, em 1851, João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha como primeiro governador. Naquele ano a população do Lugar da Barra foi estimada em 45.000 habitantes; 7,5 vezes maior do que em 1850, ano em que foi criada a Província do Amazonas, cuja capital foi definida como Manaus, em 1856, por decisão da Assembléia Legislativa Provincial. Em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República, a Província do Amazonas passou à condição de Estado conservando Manaus como sua capital.
Essa é a história. Contada por quem ama esta terra e a defende com toda força de sua borduna.

Nenhum comentário: