Read In Your Own Language

domingo, 25 de março de 2012

Como Sempre, Fazem Tudo nas Coxas

Com informações da Folha de São Paulo

Na iminência de rodar sua primeira máquina, ainda no primeiro semestre deste ano, a polêmica mas necessária usina hidrelétrica de Santo Antônio, em Porto Velho/RO, enfrenta mais uma greve dos seus quase 15 mil trabalhadores, a quarta paralisação em três anos e meio de construção.
A UHE faz parte do complexo do Rio Madeira junto com a UHE Jirau (3.300 MW) operando com turbinas tipo bulbo, desenvolvidas para baixas quedas e altas velocidades de fluxo, adequadas ao perfil hidrológico do traiçoeiro Rio Madeira.

Mas fora dos muros da obra, campeiam muitos problemas. Discussões trabalhistas, alterações sócio-econômicas não resolvidas, mudança de projetos, falhas nos projetos ambientais, etc, etc.

Recentemente se revelou um novo e grave problema. Depois que se abriram as comportas do lago recém-formado, descobriu-se que existiam 600 moradores a jusante que tiveram que deixar suas casas às pressas diante da força das águas. Ninguém tinha visto isso antes?
Empurrados na marra prá fora de suas casas, que fossem de madeira e alvenaria eram adequadas às famíliaspor quartos em nove pousadas da cidade. Reclamam do espaço e da proximidade do convívio.

O projeto ambiental da usina não previa impactos a esses moradores, por isso ainda não há definição sobre o futuro dessas famílias.
Vizinhas da usina, elas viram a força das águas do rio Madeira provocar deslizamentos nos terrenos. A Defesa Civil condenou a área -hoje um X vermelho indica que as casas erguidas entre o rio e a antiga ferrovia Madeira-Mamoré, vazias desde fevereiro, serão demolidas.
As casas, desertas, são fiscalizadas por vigilantes. Restam objetos, animais e rochas colocadas pela Santo Antônio Energia ao longo do barranco que começou a ceder. O ex-moradores contaram que as ondas destruíram a área de uma hora para outra, com estrondos à noite.

A UHE Santo Antônio funcionará em sua capacidade máxima 36 meses após sua inauguração, seguindo o cronograma de montagem e sincronização dos geradores e, quando estiver operando a plena potência, produzirá energia suficiente para abastecer 11 milhões de residências, o equivalente a 40 milhões de pessoas.
A seguir, algumas Informações Técnicas da UHE:

Localização: Rio Madeira, a 7 km de Porto Velho (RO)
Coordenadas geográficas: 08 48’04,0" S e 63 56’59,8" W
Distância da foz: 1.063 km
Área de drenagem: 988.873 km²
Queda d’água: 13,9 metros
Nível de montante: 70 metros
Nível de jusante: 52,73 metros
Potência: 3.150 MW
Energia firme: 2.218 MW médios
Número de turbinas: 44
Tipo de turbina: Bulbo
Reservatório: 350km²
Interligação à Rede Básica (Sistema Interligado Nacional): na tensão de 500 kV, com cerca de 5.000 km, em circuito duplo, cabos geminados, em corrente contínua e alternada

Nenhum comentário: