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domingo, 5 de dezembro de 2010

Ponte Sobre o Rio Solimões



Faz parte do acervo histórico da ponte que está sendo construída sobre o rio Negro um abaixo-assinado com 120mil assinaturas colhidas em 2003. A proposta de construção de outra ponte, desta vez sobre o rio Solimões, leva a Comissão Permanente de Indústria, Comércio e Turismo da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas a buscar mais assinaturas em Manaus e municípios do interior do Estado.
A comissão lançou hoje (04) as 9h, no Porto da Ceasa, a campanha “Em Defesa da Construção da Ponte sobre o Rio Solimões”. Um total de 6 vereadores dos municípios de Careiro da Várzea, Novo Airão, Iranduba participam do evento. Até as 10h30 cerca de 300 assinaturas foram colhidas.
Para o deputado Francisco Souza, presidente da comissão, a construção da ponte sobre o Rio Solimões vai interligar o Estado do Amazonas ao Brasil. “A ponte vai proporcionar a integração nacional do nosso Estado através da BR 319 que liga Manaus a Porto Velho, além de beneficiar diretamente os municípios de Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri, Autazes e comunidades adjacentes”, disse.
De acordo com Pontes coordenador da comissão Bruno Lobato, a ideia de construir uma ponte sobre o rio Solimões não é nova. “Antes mesmo de se construir a ponte sobre o rio Negro já havia uma corrente que defendia a integração nacional por meio de uma ponte sobre o Solimões. Sugestão é que ela seja construída na comunidade Bela Vista, que seguiria até o município de Manaquiri”,revela.
Souza conta que a meta é colher 100 mil assinaturas “Precisamos buscar apoio. Estou surpreso com a adesão espontânea da população nesta manhã. O abaixo-assinado poderá servir como forma de conquistar apoio dos governos estadual e federal. E ainda, conseguir recursos federais, como os disponibilizados pelo PAC junto a nova presidente”, disse.
Novas assinaturas serão colhidas a partir de fevereiro do próximo ano em Manaus e municípios do interior. “No inicio do ano estaremos definindo um plano de trabalho e em fevereiro começaremos as atividades”, conta Souza.

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Comento: Nem a ponte sobre o Rio Negro, em fase final de obra; nem essa sobre o Solimões se justificam. Sai muitíssimo mais barato implantar um senhor sistema de ferryboats. Esse vão será mais largo e portanto o R$1,2 bilhão da primeira ponte vai no mínimo para R$ 3 bi.

Um comentário:

Anônimo disse...

É bem possível que nos próximos 10 nos a ponte sobre o Rio Solimões realmente seja construída, e realmente ela será muito cara, assim como a ponte sobre o Rio Negro. Entretanto, isto tem uma explicação que pode não agradar alguns: todas essas obras complementam outra mais importane, que é a BR-319.
Assim, as obras que começaram nas pontas da rodovia rapidamente avançarão para o "meião", e quando falo rapidamente, em se tratando de obras de grande porte, pode ser algo como 5 anos para a rodovia ficar pronta,mas dificilmente mais do que isto, ou seja, a BR-319 ficará pronta antes da ponte sobre o Rio Solimões, aliás, já era para estar pronta. O certo é que alguns eventos internacionais, tais como o Copa do Mundo, também contribuirão para que essas obras sejam aceleradas, ou melhor, recuperadas, pois a BR-319 existe a mais de 40 anos. Sobre esta questão, a da recuperação, escutei nas margens da rodovia, em 2005, que foi um tal desgovernador Amazonio Menos que destruiu a estrada propositalmente, alguém conhece essa despersonalidade?