Read In Your Own Language

terça-feira, 3 de novembro de 2015

A Podridão dos Créditos Podres


Na sexta feira, o mercador livre Joaquim Levy, andou falando que, na insana e desenfreada busca de receitas adicionais, está com um pacote de "créditos podres" vinculados direta ou indiretamente ao governo federal; para lançar no mercado aberto.
O que poha é isso? São créditos de recebimento pra lá de duvidosos, estocados em dívidas da CAIXA, BB e outras estatais; programas como Minha Casa, Minha Vida; Minha Casa Melhor; FIES; , hoje estimados pelo MF em cerca de R$ 17 bilhões. 
E pra que serve saporra? Vale dinheiro vivo na hora de pagar contas à união. Imposto de Renda, Seguridade Social; Tributos e Encargos, qualquer coisa. Ou seja: pra vender não vale poha nenhuma, pois devedor tem mais é que se lascar, mas na hora de pagar, vale o que está escrito na face, como manda o dogma do jogo do bicho.
O glorioso Levy só esqueceu de dizer que, historicamente, vendas deste tipo nunca ultrapassaram 3% do valor de face. Portanto, as barrinhas azuis aí de cima, do lado do banco (no caso, o governo federal) são bem fininhas.
Exemplo? Títulos de inadimplências da CAIXA vendidos caridosamente ao BTG, um banco pra lá de amigo, numa operação muitíssimo suspeita em que os "convidados" a participar desconhecem as propostas dos concorrentes, dado só disponível aos gabinetes de alta patente da estatal.
A administração da bandalheira tem dono: A Empresa de Gestão de Ativos - EMGEA; uma estatal (sim, tem estatal pra isso) que será responsável por colocar no mercado os títulos. 
Tendo como referência as páginas de O Antagonista, sabe-se que há na EMGEA um çerumanu chamado Polyana Mitidiero, que vem a ser assessora do prsidente. A gloriosa Polyana é esposa de Carlos Gabas, amigo de alcova de Dércio Guedes de Sousa, sócio de.... José Dirceu na JD2 Consultoria. Só pra não ficar dizendo que são apenas ilações, o próprio Dércio já foi o superintendente-executivo da EMGEA. Não preciso avançar mais... Acho que meus leitores têm mais que 2 neurônios.
O fato é que "Créditos Podres" são ouro puro, nas mãos certas.

Nenhum comentário: