Read In Your Own Language

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Conta de Energia. Tá Pior, Vai Piorar


Sabe aquelas bandeirinhas tarifárias que elevam o valor das contas de energia de acordo com a operação das usinas termelétricas? Pois é. Vão ganhar companhia.
Ainda como consequência daquela redução tresloucada e eleitoreira das tarifas pela dentuça, o rombo das distribuidoras, que estava compensado com as bandeiras; vai nos transferir mais uma "pequena" elevação por conta da cobertura das perdas das geradoras pelo "risco hidrológico".
Mas o que poha é isso e o por que eu tenho que pagar?
Normalmente, as geradoras hidrelétricas têm contratos de compromisso com energia mínima ofertada, vendendo o excedente no mercado livre, a tarifas mais altas e gerando ganhos adicionais.
Com a queda acentuada nos reservatórios, o efeito é inverso. Elas não têm energia pra entregar e têm que comprar a preços mais altos no mercado de energia para honrar seus contratos. Resultado da bagaça: 20 bilhões de reaus de prejuízo. Quem paga? Nós, é claro.
O rolo vem se arrastando há muito tempo na justiça e deve boiar logo, logo. O governo vem tentando evitar assumir a cagada e anunciar novos aumentos.
Uma das alternativas seria aumentar o tempo de concessão das geradoras. Ou seja, dizer para os investidores que "segurem no pincel" e depois eu te compenso.
Perguntinha silvícola: você aceitaria deixar pra receber seu salário somente daqui a 20, 25, 30 anos?
Pois é. É a pergunta que se faz aos investidores em geração hidrelétrica.

Nenhum comentário: