Read In Your Own Language

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Estancando Sangrias: Pequenas Noções de Socorrismo



Reportando-me à lapidar frase da governANTA na entrevista ao Estadão, Se houve alguma coisa, e tudo indica que houve, eu posso te garantir que todas, vamos dizer assim, as sangrias que eventualmente pudessem existir estão estancadas. valho-me de meus conhecimentos de socorrista, e concilio as técnicas de atuação emergencial em casos de sangramento, adaptando-as ao caso em pauta; o Petrolão, que a dentuça se propõe a resolver, para o qual dou algumas dicas.

Para estancar pequenos sangramentos: Bem.este não é o caso da péssima administração do PT. Mas vamos lá. Primeiro que tudo, é limpeza. A água corrente não apenas limpará o ferimento, como também ajudará a estancar o sangramento. O uso de água quente também ajuda pois cauterizará o corte, coagulando o sangue.
Aplicando ao caso, a limpeza pode ser feita com inquéritos bem detalhados, coleta apropriada de provas e boas instruções de processo, para evitar que algum ministro mais zeloso, como o Teori Zavascki se sinta tentado a arquivar o caso.

Se você tiver múltiplos cortes pequenos em seu corpo, tomar um banho quente limpará o sangue e cauterizará múltiplos ferimentos.
Na adaptação ao PT et caterva,  o calor do movimento de denúncia e da seguida e contínua cobrança pela mídia e redes sociais, funcionará com a função de aquecimento.

Para sangramentos um pouco maiores, pode-se aplicar vaselina, cuja textura cerosa bloqueará o fluxo de sangue para fora da pele e dará tempo para que o ferimento se coagule. Você pode usar protetor labial caso não tenha vaselina em mãos.
Adaptando ao Petrolão, nada de vaselina. Tem que usar areia ou pó de serra de aço e enfiar bem fundo.

Também se usa um pouco de Maizena  no corte, tomando o cuidado para não esfregá-lo ou causar qualquer abrasão. Você pode pressionar ligeiramente o pó no corte para ajudar a acelerar o processo. Quando o corte parar de sangrar, use água corrente para remover o excesso. No caso do PT não é aplicável pois pode ser transformar em bolo de festa e esquecerem o problema.

Para sangrias de maior porte, primeiro que tudo, deve-se trabalhar para diminuir a probabilidade de choque no paciente. Ou seja, salvar a empresa, ministério, repartição ou outro órgão público afetado. 
Neste caso, você possa elevar as pernas ou posicionar a cabeça num nível menor que o tronco. Como se vê, a técnica é bem próxima de um enforcamento. Resista à tentação, se não você será o criminoso. Se você suspeitar que haja ossos quebrados, não mova o enfermo: berre o mais alto que puder que o MP atende.

Aplique pressão firme sobre o ferimento até o sangramento parar. Etapa importantíssima. Use jornais, revistas, rádios, TVs, redes sociais, berre na esquina, faça o diabo; igual eles disseram que fariam; para dar a maior divulgação possível e evitar acobertamentos inescrupulosos. 

Em qualquer dos casos, não se sinta completamente seguro. Procure ajuda profissional desde o primeiro instante em que for atender o vitimado. Chame a Polícia Federal, Ministério Público e os demais reforços já citados. Sangramentos internos, como os que a dentuça disse que houve mas ela não sabia, não podem ser tratados por amadores e inexperientes como ela, e só podem ser controlados por um médico ou policial, conforme o caso.

Um comentário:

Leonardo disse...

Melhor tirar a vaselina das mãos deles.... ela podera ser usada contra nós... facilitando nos ..............