Read In Your Own Language

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Reviravolta ou Manipulação?


A madrugada foi movimentada abaixo do Equador. Passada a cerimônia de canonização de Eduardo Campos, onde se viu o maior de todos os showmícios já realizados em plagas tupiniquins; saiu a primeira pesquisa Datafolha com o novo quadro sucessório possível e incluindo Marina Mogno Silva, já ungida como substituta do ex-governador.
Neste quadro, Marina aparece com 21% das intenções de voto contra 20% do tucano Aécio Neves, que tem 20% e mantendo a governANTA na frente, com 36% da preferência do eleitorado. O Pastor Everaldo, do PSC, mantem seus fiéis 3%.

Desde a última pesquisa do confável instituto, apresentada em 17 de julho, deelma e Aécio não oscilaram. Na ocasião, Eduardo aparecia com 8% no levantamento e os brasileiros, chegadinhos a uma decisão de última hora, do nada decidiram seus votos na direção de Marina, que absorveu quase todos os seus pontos dos eleitores que ainda estavam sem candidato; isto porque o percentual de eleitores que votariam em branco ou em nulo caiu milagrosamente de 13% para 8% bem cmo os eleitores indecisos passaram de 14% para 9%. 

Nesta condição, o segundo turno é inevittável, já que a dupla de empatados em segundo somados possuem dez pontos percentuais a mais do que a dentuça: 46% a 36%.

Projetando uma disputa entre as duas, Marina também apresenta bons resultados na projeção de segundo turno; 47% contra 43% da presidentA, um novo empate técnico, considerando os critérios da pesquisa. Num cenário entre deelma e Aécio, a petista abre vantagem sobre o candidato do PSDB. Passou de 44% x 40% em 17 de julho, para 47% a 39%.
O Datafolha registra ainda que a governANTA continua com a maior taxa de rejeição entre os candidatos: 34% dos entrevistados declararam que não votariam em Dilma. Para Aécio, este índice é de 18%. Marina começa a disputa com 11% de rejeição. 

O Datafolha ouviu 2.843 pessoas em 176 municípios, entre os dias 14 e 15 de agosto. Eu continuo achando um Espaço Amostral muito pequeno, mas sou engenheiro e não estatístico.

Um comentário:

O Mascate disse...

Cacique, alguma dúvida sobre a manipulação?
Espere o resultado das investigações sobre a queda do avião para ficar ainda mais puto dentro da tanga!!!

Saravá!!