Read In Your Own Language

quinta-feira, 7 de março de 2013

Aliviando Para a Petrobras

 
Na busca de tentar salvar a gloriosa Petrobras do enorme rombo em que a meteram, os tocadores (pois administradores eles não são) do país deram um aumento nos combustíveis gasolina e etanol e, na última terça-feira, permitiram que a petroleira se permitisse um reajuste de 5% no preço do diesel nas refinarias, no quarto aumento de preço desde meados de 2012.
Essa medida dará um refresco de cerca de 3 bilhões de Reais ao longo do ano mas não resolverá em definitivo a bronca. Basta lembrar que só da cagada da refinaria de Pasadena vai mais da metade disso.
Mas o impacto deste aumento na economia é brutal e irá cair de forma pesadíssima no bolso de todos nós. Como? O aumento do litro do diesel atinge diretamente o valor de passagens de ônibus, trens mais antigos, transporte rodoviário de carga e passageiros, fretes e carretos e....custo da produçao agrícola.
É uma porrada de grande tamanho para a agricultura, que vem se batendo com as dificuldades logísticas para levar sua produção até os portos de exportação (além da propria ineficiência dos portos propriamente ditos) e agora recebe um soco na boca do estômago, pois o diesel é fonte de energia para seus tratores e colheitadeiras.
A agricultura utiliza diesel em todas as etapas de produção, desde a preparação do solo até a colheita e o transporte da mercadoria, e seus custos são atrelados ao preço do combustível. Logo, haverá imediata pressão nos preços dos fretes por conta da alta do diesel.
Nos cálculos da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o reajuste do diesel resultará em alta de quase 2% no custo do frete de cargas transportadas por caminhões no Brasil.
Com a pressão para escoar uma safra recorde, os preços do frete rodoviário desde o Mato Grosso até os portos do Sul e do Sudeste já estão em máximas históricas, acima de R$ 300 por tonelada.
Por um golpe de sorte, o efeito da pressão dos custos só não será maior para os agricultores porque os produtos estão sendo vendidos a preços historicamente elevados, após a quebra da safra nos Estados Unidos no ano passado; o que evita, por ora, que as margens de lucro caiam ainda mais.
Mas o jogo ainda não acabou....Senão vejamos.

Um comentário:

opcao_zili disse...

O jogo começou e pesado. Aumento, por aqui, no custo vida foi brutal. E vai piorar depois desse novo aumento.