Read In Your Own Language

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sobre o Último Apagão no Nordeste


O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, apresentou como causa do apagão recente no nordeste a uma falha na proteção da linha de transmissão Colinas-Imperatriz, da Trasnmissora Aliança de Energia Elétrica - TAESA que teria dois níveis desativados.
Os relés de atuação primária e secundária, que deveriam isolar o defeito na linha que sofreu um curto-circuito, levando ao blecaute em Estados do Norte e Nordeste na madrugada da última sexta-feira, estavam inoperantes.
Zimmermann disse que a empresa já havia sido alertada e que tinha mexido no ajuste da proteção na semana anterior ao apagão. A origem do curto-circuito ainda não foi identificada, mas pelo menos Zimmermann descartou a hipótese de uma descarga elétrica de raios.
A informação foi divulgada após a tradicional Reunião de Análise de Perturbação na sede do Operador Nacional do Sistema (ONS), com a participação também do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner. O relatório final sobre o apagão será divulgado depois de amanhã.
Zimmerman disse também que a TAESA está investigando a possibilidade de falha humana no sistema de proteção da rede transmissora.
Falei hoje de manhã com um amigo especialista em coordenação de proteção e estabilidade de sistemas. Na opiniao dele, que é a minha também, um procedimento operacional simples e de rotina poderia ter evitado que as regiões Nordeste e Norte ficassem às escuras na noite de quinta-feira.
Vão buscar um Mané qualquer e por a culpa dele, mas a responsabilidade deve ser do Agente Fiscalizador, ou seja a ANEEL e o ONS que não dispõem das informações corretas do estado operacional detalhado do sistema. Falha de engenharia sim, mas dos controladores.
Dá prá imaginar como está o resto do Sistema Interligado Nacional - SIN.

Nenhum comentário: