Read In Your Own Language

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

UFPE Entre as10 Melhores do Brasil

 
A Universidade Federal de Pernambuco -UFPE é a única instituição das regiões Norte e Nordeste a figurar entre as 10 melhores universidades do País, segundo ranking elaborado pelo jornal Folha de S.Paulo em parceria com o Instituto Datafolha. Ocupa a 10ª posição num total de 191 universidades e 41 faculdades ou centros universitários avaliados. A Universidade de São Paulo -USP é a melhor do Brasil.
Os critérios observados foram qualidade do ensino, qualidade da pesquisa, avaliação do mercado e indicador de inovação.
Para montar o ranking, elaborado em oito meses de trabalho, a Folha de S.Paulo criou uma metodologia própria, tendo como referências avaliações internacionais consolidadas, que mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores renomados.
No item qualidade de ensino, a UFPE teve nota 8,05 (de uma escala de zero a 55 pontos). Para chegar a essa nota, o Datafolha entrevistou 597 pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq, grupo que representa os melhores cientistas e docentes do País. Na qualidade da pesquisa, a Federal de Pernambuco somou 48,92 pontos (era de zero a 55). Para avaliação do mercado, a média foi 15,69 (de 0 a 20 pontos). Por fim, no indicador de inovação, que representa a quantidade de pedidos de patentes, a UFPE ficou com 4,47 (variava de 0 a 5 pontos).
“Historicamente a UFPE sempre se destacou pela qualidade. Temos 75 programas de pós-graduação, com mestrados e doutorados, um dos maiores do Brasil. Dá uma média de 1.350 teses por ano. O ensino, a infraestrutura e os projetos pedagógicos sempre se destacam nas avaliações do Ministério da Educação”, destaca o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro.
Ele informa que foi criado em maio um grupo de trabalho para analisar o desempenho da universidade nos diversos rankings existentes. “A partir desse estudo, que deve ficar pronto ainda este ano, poderemos melhorar ainda mais”, enfatiza o reitor. O orçamento anual é de R$ 850 milhões, repassados pelo MEC.
NA: Este cacique tem o orgulho e a honra de ser ex-aluno da UFPE onde concluiu seu curso de engenharia elétrica e a sua primeira pós-graduação em Sistemas de Distribuição de Energia e fica envaidecido de poder contribuir na elevação destes índices.

Nenhum comentário: