Read In Your Own Language

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tudo Que Se Construiu, Desabou

 
Por décadas, o monstro chamado inflação aterrorizou o Brasil. Quem tem menos de 35 anos não pode conceber que um mesmo item tivesse seu preço alterado 3 ou 4 vezes AO DIA ou que o cara mais importante de um supermercado fosse o operador de etiquetadora.
Pois numa operação bem concebida e cuidadosamente implementada, o Plano Real pos fim a esse flagelo econômico e levou o país a ter uma moeda forte e estabilidade para sua população.
Pois a curriola petralha sempre foi contra essa benesse tecnicamente concebida e implementada. Até votou contra no congresso nacional. Nem deu o devido crédito quando se apossaram de seus benefícios por anos de seu (des)governo.
E agora deixam ir pelo ralo abaixo tudo que se construiu. Mas uma vez, o mercado financeiro reduziu a previsão de crescimento da economia brasileira, que caiu agora de 1,75% para 1,73%, Há quatro semanas, estava em 1,90%. Para 2013, a aposta mais otimista se mantem em 4%, abaixo dos 4,05% verificados há quatro semanas.Para o setor industrial, imagina-se que haja uma retração de 1,20% com um resultado negativo de 1,55%.
A dívida líquida do setor público comparada ao PIB em 2012, deve ficar na faixa de 35,25%. Para 2013, a projeção se manteve em 34%. Há quatro semanas, as projeções estavam em, respectivamente, 35,50% e 34,06% do PIB para cada um dos dois anos.
A projeção de inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2012 subiu de 5,15% para 5,19% somente na última semana. Há quatro semanas, a previsão estava em 4,98%. Para 2013, a projeção se manteve em 5,50% pela nona semana seguida.
Mesmo com  a redução da taxa Selic dos atuais 8,0% para 7,50% ao ano, os juros médio sufocam o crescimento e esmagam as indústrias e o comércio.
A projeção para a taxa de câmbio para o fim de 2012 e 2013 se manteve em R$ 2,00 nas estimativas dos analistas. Para o fim de agosto e de setembro, as expectativas são de um dólar pouco acima desse patamar, a R$ 2,02.
Portanto, a frase de Paulo César Pinheiro em sua música MORDAÇA e que dá título a este post é a verdadeira expressão da verdade: Tudo Que Se Construi Desabou.

Um comentário:

Nair Pessoa disse...

Meu amigo, Cacique. O PIOR DE TUDO, O QUE ME DEIXA MAIS INDIGNADA é observar que essa mídia PeTralha esconde os dados da população. Já sinto a inflação corroer minha carteira no supermercado! A mídia não fala nada! Estou com medo que este "dragão da inflação" acorde totalmente!